Co-wash: lavando os cabelos com condicionador

1939 Views 2 Comments

Olá Cacheadas!

Quem está neste mundo de madeixas cacheadas e crespas, com certeza já deve ter ouvido falar em diversas técnicas que ajudam a deixar os fios saudáveis. E uma delas é o Co-wash.  Oi?  Vamos com calma,  Co-wash é lavar o cabelo apenas com condicionador! Como assim? Deixe eu explicar… o condicionador, assim como o shampoo, tem agentes emolientes que são capazes de promover limpeza aos fios. Sabe aquela época de calor , que você sente vontade e necessidade de lavar os cabelos todos os dias? Pois é, se você lavar apenas com shampoo, vai ficar super ressecado. Se tirar apenas o excesso do creme fica com um cheirinho enjoado e não limpa. É nessa hora que entra em ação o co-wash. Os agentes emolientes  do condicionador  limpam sem ressecar.   Perguntas?

Qual o condicionador  indicado para fazer o co-wash ?

O condicionador não pode conter parafina, petrolatos e silicones insolúveis, pois esse produtos formam uma película , impedindo que a água e outros nutrientes penetrem e hidratem os fios. Livre destes ingredientes, o condicionador vai agir promovendo a limpeza sem acumular resíduos nos fios. Fiquem atentas ao rótulo, eles normalmente são produtos:

  • Que possuem uma fórmula simples
  • Não contém muitos óleos
  • Não possuem parafina líquida, silicones e derivados do petróleo

Alguns nos poupam o trabalho e olhar o rótulo, já vem com a indicação, como este da Yamasterol que é um creme multifuncional. O pote  de 900g custa em média R$15,00.

PC100048

Como faço o Co-wash? 

co-wash-condicionador

Molhe bem o cabelo com água MORNA para retirar  o excesso de creme e a gordura do couro cabeludo. Depois retire o excesso de água. Aplique uma quantidade generosa de condicionador da raiz até as pontas, massageando o couro cabeludo, COMO SE LAVASSE COM SHAMPOO,  para ativar a circulação e fazer a limpeza dos fios. Em seguida enxague bastante para não deixar resíduos de condicionador e finalize normalmente.

Quantas vezes por semana posso fazer o Co-wash?

maxresdefault

Isso varia muito de pessoa para pessoa, algumas abolem o uso de shampoo, e priorizam a utilização apenas do co-wash. Eu intercalo com a lavagem com shampoo. Por exemplo, lavo o cabelo apenas  uma vez na semana com o shampoo e nas próximas lavagens, desta mesma semana, faço o Co-wash. A técnica deixa o cabelo limpo, macio e hidratado, pode fazer quantas vezes quiser.

Para que tipo de cabelo é recomendado o Co-wash?

12309347_928764813885151_148771425_n

Por se tratar da utilização de agentes de limpeza mais leves, e de substâncias, que tratem os fios por completo, sem mascarar a saúde dos mesmos, a técnica não tem nenhuma contra indicação, pode ser feita em cabelos secos, quimicamente tratado, loiro, com mechas, cacheados… e nos  CABELOS DAS CRIANÇAS!

Quais as vantagens do Co-wash?

wethair28oct

O sulfato  presente no shampoo convencional desbota os fios, o Co-Wash evita o desbotamento da cor porque agride menos, pois não dilata tanto as camadas das cutículas do fio, logo o desbotamento de cabelos coloridos por químicas é bem menor. Ideal para ruivas e tons mais intensos que perdem facilmente a cor com as lavagens.

Opções de condicionadores

Condicionadores-liberados-para-co-wash-produtos-1

Imagem retirada do blog Transitei

Mais uma técnica para experimentarmos meninas!

2 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.