Mudança de química capilar? Sim, é possível

34454 Views 32 Comments

Olá, meninas.

Já falamos aqui de transição capilar, big chop, textura, hidratações… uma infinidade de assuntos quando a pauta é cabelo.  Hoje escolhi um, que deixa muitas meninas em dúvida: transição de química. Uma experiência que sofri na pele, ou melhor, no cabelo. Já contei aqui que tratei o meus fios quimicamente com guanidina durante oito anos, mas não contei a história do meu cabelo.  É longa, viu? Mas, hoje vou me ater à história recente, a transição de química.

Para quem não sabe, é possível mudar o tratamento químico sem cortar todo o cabelo. Mas é um procedimento delicado que não dá para fazer em casa.  Não me canso de repetir que todo tratamento químico tem que ser feito no salão, por um profissional especializado e de sua confiança, caso você não queira ficar careca.

 

A primeira coisa a pensar é: Porque eu quero mudar de química?

No meu caso, eu  não queria mais ser “escrava” da dupla:  secador X chapinha.  E desejava ter a liberdade de usar os meu cabelo cacheado, mas a guanidina tirou totalmente a forma do meu cabelo, ou eu usava escovado ou eu usava escovado, não tinha escolha. Pra esta mudança de textura (do alisado pro cacheado) eu teria que mudar a base da química ou deixá-lo natural. Depois de conversar com a minha cabeleireira, resolvi optar pela base de amônia.

 

E aí vem a segunda pergunta: A química que eu quero aplicar é compatível com a que eu já tenho nos meus fios?

Olha a armadilha… É aí que mora o perigo.  A incompatibilidade química é queda na certa, você até corre o risco de ficar careca. Algumas bases NÃO devem ser misturadas jamais.  Ta aí uma tabelinha pra gente saber o possível e o impossível.

tabela-de-compat.

 

O Tioglicolato de amônia ( base que escolhi para a mudança) e  a Guanidina ( base que eu já tinha no cabelo) não são compatíveis, e se você, assim como eu, quer mudar de base vai enfrentar uma prova de fogo, o teste de resistência (nada de retoque na raiz). Para fazer esta troca eu precisava ficar pelo menos, de seis a oitos meses sem aplicar nenhuma química, nem tintura.  A indicação era cuidar, então durante este tempo fui hidratando o cabelo para deixá-lo fortalecido e com a raiz de um tamanho suficiente que não ocorresse choque entre as químicas e partisse o meu cabelo.  Fiquei oito meses sem aplicar química nos fios.

A parte da hidratação não foi a mais difícil, isto já era rotina. A angústia foi deixar os cabelos sem o retoque da raiz, porque depois de três meses a raiz já estava cacheada e o comprimento liso (desespero total).  Aí amiga, é que você vai ver se consegue resistir ou cair na tentação de continuar com a mesma química, porque até aí, ainda não pode mudar. Mas se cair na tentação, volta a estaca zero, então, nem pense em desistir.

Eu resisti. No começo continuei escovando e usando a chapinha. Depois comprei cremes para cabelos cacheados. Usei a criatividade e fui experimentando vários produtos, penteados, aprendi a amassar os cabelos para dar forma e texturizava com os coquezinhos gel de linhaça… Foi uma vasta experiência.

em-transição

Quando chegou a tão esperada hora de  trocar de base química,  depois de fazer o teste de mecha ( obrigatório em qualquer aplicação de química), a minha cabeleireira protegeu toda a extensão dos fios que tinha a química antiga (guanidina) com protetor e aplicou  a nova base (amônia) apenas na raiz crescida.

Os alisamentos com química , como Tioglicolato, Guanidina, Sódio e Lítio não saem dos cabelos a não ser que você corte. E falando em corte, você vai ter que cortar para retirar a química antiga, mesmo que seja aos poucos. Tomando todos os cuidados seu cabelo vai continuar tratado e bonito.

Confesso que  fique muito satisfeita com o resultado da minha troca. Meu cabelo reagiu bem, não quebrou, não ressecou…Enfim, hoje ainda tenho duas químicas no cabelo (não se assustem).  Estou cortando aos poucos, já retoquei a raiz com o tioglicolato de amônia duas vezes. Continuo tratando e consigo usá-lo cacheado. No próximo retoque vou cortar a última parte que ainda tem guanidina. Dá bastante trabalho, mas é possível. A palavra de ordem é paciência!

mai_assinatura

32 Comments
  • ELiane Carvalho

    Responder

    Olá boa noite usei tiogricolatio no meu cabelo só que esta com um pouco de queda e ta um pouco quebrado tenho progressiva ainda quase no cabelo todo queria passa pra hidróxido de sodio com quanto tempo posso fazer a aplicação grata

    • Andréia Salles

      Eliane, é bom procurar um especialista para fazer essa avaliação. Assim você evita que seu cabelo quebre.

  • Luizeth

    Responder

    Olá Maiara tens o mesmo que minha filha de 8 meses…. amei seu post mas tenho dúvidas e queria muito sua ajuda. Tenho o cabelo crespo mas desde a adolescência que uso guanidina para alisar os fios só que já não quero mais e vi um produto da marca mais cachos com base de guanidina para cachear e queria saber se posso usar para cachear após os 3 meses da última química para alisar? Desde já obrigada

    • Maiara Fernandes

      Luize ( mesmo nome de uma amiga. rs), pode sim. Se o produto é a bbase de guanidina e você ja aplica a guanidina, não vai haver corte químico por incompatibilidade das substancias. Eu desconheço a existência de algum produto a base de guanidina que deixe os cabelos cacheados. Que produto é este? Pra fazer a mudança de química eu tive que aguardar o cabelo crescer para evitar choque de químicas e um corte ou queda dos fios. Te aconselho a procurar um profissional de sua confiança para avaliar o seu cabelo, dizer quais os cuidados que você deve ter para preparar os fios para receber uma nova química. Se for o caso de trocar para a amônia. Não aplique química em casa. Bjos e bjo na minha xará. rs

  • Ana Paula

    Responder

    O meu cabelo sofreu um corte quimico seguido de um choque. Ou seja ele quebrou em uma etapa e caiu em outras. Td por causa de um relaxamento de raiz seguido por uuma coloracao 5 dias depois.
    Resultado to ate hoje sem usar quimica nem uma so hidrato e faco escova e piastra nos fins de semana para disfacar a raiz que ja esta 4 dedos maior. Quero usar amonia para cachear mas queria saber con qual tipo de tintura ela e compativel. Obgd desde ja. A do noticia assim que usar a nova quimica. Bjs!!

    • Maiara Fernandes

      Isso aí, continue tratando dos seus cabelos, deixe-os saudáveis antes de aplicar qualquer química. Bj e boa sorte.

  • Ana Paula

    Responder

    Tambem to saindo da quanidina ja tem 5 meses . Quero cachear . Essa amonia e cimpativel com tintura ou so tnalizante.

    • Maiara Fernandes

      Juliana, só o profissional pode te dar esta resposta. Isto depende da composição química do produto para saber se é compatível com tintura ou tonalizante. Tome muito cuidado na hora de aplicar química nos fios. Nunca faça em casa, procure um profissional de sua confiança. bjs

  • Vera Eunice

    Responder

    Obrigada Maiara Fernandes foi muito útil essas dicas para mim ?

    • Maiara Fernandes

      Por nada, querida! Bom saber que a minha experiência ajuda vocês, fico feliz. 😀 Beijo

  • Elaine

    Responder

    Oi tudo bem?esse assunto me interessou bastante!sou adepta das duas técnicas de alisamento a muito anos.Meu cabelo é crespo,e na adolescência comecei a relaxar com tioglicolato de amônia,no inicio ficava lindo cachos soltos parecendo q eram até naturais so q com o passar do tempo e com os retoques(a cada dois,três meses)meu cabelo começou a quebrar bastante, então parei c o tioglicolato p mudar p guanidina
    Fiquei quase 1 ano desesperador enfim mudei p gianidina.No inicio não gostei do resultado assustei c o fato do produto(salon line)ter deixado meu cabelo hiper mega duro ressecado,mas enfim antes de me desesperar quis dar mais uma chance ao produto.Então passei a hidratar mais e investir em produtos q podiam dar a emoliencia aos cabelos.Deu certo.Acontece q fiquei grávida e tive q dar um tempo com relaxamento.Fiquei os nove meses sem poder usar nenhum tipo de alisamento(químico)a minha salvação foi a dupla chapinha e escova q era minha salvação naquela época.Enfim passado então 3 meses q meu filho tinha nascido resolvi alisar novamente,so que agora eu queria uma opção mais prática já q teria menos tempo por causa do bebê foi então q indo numa loja resolvi voltar p tioglicolato de amônia mesmo com o acontecido anterior resolvi arriscar novamente usando uma marca melhor o x tenso da wella q a própria vendedora garantiu q mantendo os cuidados necessários esse não iria causar quebra.Meu cabelo ficou lindo tava forte com os fios bem inteiros e crescendo muito.Fazia tratamentos (reconstrutores,hidratantes etc.)duas vezes na semana com mascaras profissionais,tava amando.Até q ao desembaraçar meu cabelo notei q havia quebrado uma pequena mecha no topo da cabeça.Entrei em desespero e começei a tratar com queratina liquida semanal na esperança q aquilo não evoluísse nada adiantou Toda vez que eu lavava descobria mais e mais cabelo quebrado.Depression total? tive que cortar a metade do cabelo e esperar pra mudar de base novamente.Desde e então faz mais de 3 anos que voltei p guanidina e não mudo mais não.Aprendi que dar tratamento p hidratar (já q guanidina resseca bastante)nem se compara a um cabelo podre enfraquecido.Fica a dica bjos

    • Maiara Fernandes

      Elaine, se cada uma for contar a sua história capilar dá um filme, né? Arrisco até dizer que dá uma série. rsrsrsrs. Mas o importante é estar feliz e satisfeita consigo mesma e pelo visto, é o seu caso. E no final, a chave do cabelo saudável e bonito é cuidado, né mesmo? Obrigada pela dica, flor. Bjs

  • Maria Eduarda

    Responder

    Olá Maiara, eu venho pesquisando muito sobre amonia e graças a Deus encontrei o seu post que respondeu a maioria das minhas perguntas!!!!! Obrigada por compartilhar e ser tão atenciosa nos comentarios, pelos comentários eu obtive mais respostas ainda!!!! o que acontece é que eu tenho milhares de duvidas hahaha Eu gostaria de te fazer algumas perguntas, se você tiver tempo e paciencia para respondê-las eu ficaria muuuuito grata mesmo!
    1 Se você usa tioglicolato de amonia é possivel usar o cabelo escovado e pranchado com frequencia? ou essa quimica não é compativel com esse procedimento de calor?
    2 O tioglicolato alisa ou só amacia? é uma especia de texlax como as americamas chamam? é uma quimica que não muda tanto a estrutura como a guanidina e o sodio? (Eu não estou em transição, eu uso entrelaçamento faz 2 anos, meu cabelo está bem grande TOTALMENTE NATURAL. Eu gostaria de usar ele, mas ele não está do jeito que eu quero, acredito que o tioglicolato me ajudaria a soltar os cachos e amaciar a raiz, para que assim eu possa usá-lo tanto escovado como cacheado.)
    3 O tioglicolato de amonia da avlon é usado pro permanente afro, você acha que eu poderia usar mas só o processo de relaxamento? sem seguir até o passo de permanentá-lo? eu uso avlon há mts anos, e sempre gostei dos produtos, mas mesmo usando sempre os produtos mais caros meu cabelo é extremamente fraco, a guanidina e o sodio deles não foram bons pro meu cabelo.

    Agradeço a atenção! Beijos!

    • Maiara Fernandes

      Eita, quanta dúvida, Maria Eduarda! rsrsrsrs. Mas vamos lá:
      Hoje eu uso o cabelo natural, faz um ano que fiz o BC (grande corte) e to apaixonada pelos meus cachinhos. Olha aqui neste link >>http://www.presencacacheada.com.br/cacheados-e-crespos/as-fases-do-meu-cabelo-um-ano-de-big-chop/
      Quando fiz a transição de químicas não sonhava em deixar o cabelo natural, não achava que eu teria “coragem” pensava em ter a possibilidade de usar o cabelo cacheado e também escovado. O tiogicolato nos dá esta opções.
      O Tiglicolato ou amônia pode alisar ou “amaciar”, isto depende do modo de aplicação. Pra você quem não quer o efeito liso, eu recomento a Avlon, uma linha profissional, de ótima qualidade e que não modifica tanto a estrutura do cabelo. Como você já conhece a linha nem vou ficar aqui rasgando seda. srsrsrs
      Não é aconselhável usar química em casa, você precisa de uma avaliação de um profissional! Antes de aplicar a química, certifique-se de que o cabelo está nutrido e hidratado o suficiente para passar pelo processo químico. Depois de aplicar a química você deve ter uma rotina com a manutenção dos fios ( hidratação, nutrição e reconstrução), senão nenhuma química vai dar certo. Cabelo requer cuidado e com química, o cuidado deve ser dobrado.
      Ah, eu sei que o produto é indicado para fazer o permanente, não sei se tem esta opção de aplicar somente a química para soltar os cachos, mas um profissional pode te ajudar nesta sua dúvida.
      Espero ter ajudado, mas se ficou com alguma dúvida pode entrar em contato, responderei com muito prazer! Obrigada pelo carinho, Maria. Bjs e boa sorte!

      • Maria Eduarda

        Eu já havia visto esse post! Na verdade eu cliquei na sua tag e vi quase todos os seus posts! Eu gostei muito do seu cabelo natural, ficou lindo!

        Então, eu tenho essa dúvida se eu poderia usar o produto de tioglicolato da avlon, a marca tem 2 produtos com essa base; Ferm pra cabelos lisos e o Ferm para permanente, eu perguntei porque queria saber qual dos dois você usou, eu pretendo comprar, mas como você disse levar até um profissional para que seja aplicado de maneira correta.
        Eu queria saber se você tinha que hidratá-lo muito porque eu li alguns artigos que falavam sobre o pH do produto que mesmo sendo menos agressivo no cortex ele resseca os fios. queria saber da sua experiencia com ele.
        Eu já sigo um cronograma capilar com hidratação, reconstrução e nutrição. E sempre faço umectação, tenho um arsenal de óleos, meu cabelo natural, mesmo trançado na maioria das vezes, recebe hidratação e umectação.
        As vezes eu me sinto mal por querer mudar a estrutura dos meus fios naturais, mas eu não consigo cuidar do meu cabelo de jeito nenhum, eu tenho MUITO (quando digo muito é muito mesmo) cabelo e eles são mt dificeis de cuidar, eu gasto muito tempo neles e não vejo outra solução… por isso penso em aplicar uma química menos prejudicial. Isso me incomoda, ainda mais nesse momento de valorização dos negros no nosso país, eu valorizo sim minha raça e minhas origens, mas eu me sinto mais confortável com essa opção que me ajudaria a usá-lo de duas maneiras.

        Desculpe pelo segundo textão, hahaha e pelo desabafo final
        Ah, e claro, muito obrigada pela resposta, ela já foi de grande ajuda, mesmo. Beijos mil, obrigada!

        • Maiara Fernandes

          Maria, não se sinta mal, não somos obrigadas a usar o cabelo “deste ou daquele jeito”. Acho perigoso quando a gente radicaliza. Afinal, o cabelo é seu, você tem que estar feliz em usá-lo. Aqui no Presença não existe ditadura alguma, o importante é ser feliz e ter um cabelo saudável! Quanto a química ao uso de química, todas são agressivas, pois química é química, elas sempre vão agredir os cabelos, mas isto depende dos cuidados que você deverá ter antes, durante e depois. Se o seu cabelo estiver forte, hidratado e nutrido, ele não vai quebrar quando o profissional aplicar a química. E se você continuar tratando, ele também não vai sofrer tantos danos. Nosso cabelo é sensível, o sol, o vento, a água… tudo isto pode deixá-lo ressecado, então o segredo é cuidar.
          Bom, sobre a Avlon, a minha experiência com todos os produtos da marca foram excelentes. Já usei a guanidina Avlon e meu cabelo ficava lindo, do jeito que eu queria na época, bem lisinho. Nunca senti ressecado, não quebrou, não ficou poroso… Eu só parei de usar porque decidi assumir os cachos. Parei de usar a guanidina e fiquei cuidando dos fios usando também a linha de tratamento Avlon, como sempre fiz, até chegar a hora de trocar de química. Depois usei o Permanente (tioglicolato) da Avlon e o meu cabelo também não ressecou, não quebrou, não teve corte químico…Parei de usar o tioglicolato porque resolvi assumir os cachos naturais. Eu não lembrava como era o meu cabelo, então cortei e resolvi começar do zero. Hoje estou feliz. Continuo com a mesma rotina que sempre cuidei dos cabelos, desde que aplicava guanidina, nunca deixo de hidratar e sigo o cronograma também. Ah.. e ainda uso os produtos Avlon que além de maravilhosos tem um cheirinho incrível!
          Assim como você, também gosto de textão. kkkkkkkkkkk . Fique à vontade pra perguntar e obrigada pelo carinho. Bjos Ahhhhhh, to super curiosa pra ver como está o seu cabelo, manda uma foto? rsrss

          • Maria Eduarda

            Sim!!!!! Obrigada por responder de novo!!!!! 😀
            Eu acredito nisso também, que o importante é cuidar, mas desta vez gostaria de acertar na química porque ajudaria muito!!
            Ah sim, então você usou a amonia da Avlon só no permanente? e quando você usava o seu cabelo cacheado e pranchado com amonia era com Gold Black da Amend?
            Eu não achei muitas marcas conhecidas de alisamento/relaxamento com base de Tioglicolato sem ser para permanente… eu mandei uma mensagem para Avlon, espero receber alguma resposta sobre isso.
            Ahhhh eu mando sim!! acredita que eu nao tenho nenhuma foto dele natural?! Na próxima manutenção eu tiro, vou tirar dele molhado e seco pra você ter uma noção dele, ele encolhe demais, ele fica quase o triplo do tamanho quando está esticado. Vou mandar sim para que você possa me dizer o que você acha que seria mais indicado para o meu tipo de cabelo, eu diria que eu sou 3c/4a/4b estou aí no meio desses hahahah
            Obrigada mais uma vez pela paciência!!!

          • Maiara Fernandes

            Maria, todas as vezes que usei o tioglicolato da Avlon foi sim como permanente, mas o Gold Black eu só passava pra relaxar a raiz mesmo. To curiosa pra ver a foto do seu cabelo. Uma das coisas que a gente tem que aprender a lidar quando opta por usar o cabelo natural é justamente o fator encolhimento. Dependendo do dia, do clima, do creme, do penteado… ele encolhe mais ou menos. rsrs. Beijos!

          • Maria Eduarda

            Olá Mayara! Eu fiz um teste com Tioglicolato da Avlon, meu cabelo nunca ficou tão bom quanto está! Eu resolvi deixar um “leave-out” no meu entrelaçamento e alisá-lo. Eu estou tomando todos os cuidados necessários, encontrei uma profissional muito experiente em cabelo afro. Eu notei que o meu cabelo se deu melhor com o TIO porque não precisa passar por aquele processo de enluvamento com pente que a guanidina precisa, eu fico menos de 10 minutos com a quimica no cabelo, sem enluvar e meu cabelo sai exatamente como eu queria… com um pouco de textura e o fio nao perde a elasticidade.
            Eu lavo semanalmente, hidrato, nutro ou reconstruo dependendo da semana, eu procuro secar meu cabelo no bobis, naqueles secadores de coluna (aqueles da época da vovó mesmo) e ele é essencial pra saúde dos meus cabelos, uso ele também pra potencializar as minhas hidratações, mas eu gosto que ele seca meu cabelo com uma forma de calor indireta. Eu realmente estou amando. Eu resolvi esperar mais alguns meses para ver como meu cabelo se desenvole a longo prazo com o tio pra relaxar o cabelo todo! são quase 3 anos de cabelo natural… tenho medo de estragá-lo… por enquanto vou continuar com o meu entrelaçamento que protege e ajuda meu cabelo a crescer! De qualquer maneira eu vim aqui hoje para agradecê-la!!….
            Obrigada mesmo pelo papo e pelas orientações, você me ajudou muito. e eu não me esqueci da foto, antes de alisar todo o meu cabelo vou tirar fotos do antes e depois e vou mandar pra vocês!!!

          • Maiara Fernandes

            Maria Eduarda, estou feliz com as boas novas e curiosa para ver o resultado do seu cabelo.:D Nunca ouvi nenhuma reclamação a respeito da Avlon (amo tudo da marca), sabia que você ia gostar. Não precisa agradecer, estamos aqui para trocar figurinhas. Aguardo a foto, viu? rs Beijos e boa sorte, flor!

  • Isabele

    Responder

    Oi… tudo bem? Poxa amei seu post! Estou numa situação muito parecida. Eu fazia relaxamento com guanidina e progressiva pra deixar bem liso. Daí resolvi parar com tudo e deixar o cabelo enrolado natural. Agora ele está só com umas pontas com química e o resto natural . Só vivo de raio de cavalo porque o cabelo está horrível. Não consigo resolver se faço tratamento com amônia pra deixar ele liso ou se faço progressiva. Deixar o cabelo cacheado natural não é uma opção porque eu não tenho paciência pra cuidar. Alguém me ajuda? ??

    • Maiara Fernandes

      Isabele, que bom que você gostou do post! Já que a princípio você parou com a química porque quer o cabelo cacheado não faz sentido voltar para a progressiva, não? Eu acabei cortando tudo por falta de paciência, não consegui esperar crescer com as diferenças de textura, pra mim foi mais fácil fazer o BC (o Grande Corte) e tirar a toda a química. Pelo que entendi, cortar os cabelos não estão no seus planos, então, amônia é uma boa opção pra quem quer usar o cabelo cacheado e ter também a opção de escovar. Dê um tempo e consulte um cabeleireiro de sua confiança para fazer esta mudança. Este processo requer muito cuidado, já que algumas químicas não são compatíveis entre si. Bjs

  • Jessica Gois

    Responder

    Oi Maiara, faço o uso de guaridina a muito tempo, mas já estou cansada desse compromisso todo final de semana de secar e prancha o cabelo, já havia pesquisado alguns sites sobre como cachear os cabelos e o seu foi o que mais me intressei. Estou com dúvidas em algumas coisas ainda. Durante esse tempo que ficou sem alisar o que você usou para amenizar a raiz? Qual o nome do produto que você usou que contém tioglicolato? Quanto tempo mais o menos você acha q é essencial para a mudança? Obrigado.
    Bjus

    • Maiara Fernandes

      Oi, Jéssica! Obrigada pelo carinho. Vamos ás suas dúvidas:
      Durante a transição eu hidratava o cabelo e dava escova e chapinha, não usei nenhum produto químico pra amenizar a diferença de texturas. O produto que usei cujo a base era tioglicolato foi o Gold Black da Amend. Eu só troquei de química depois de 8 meses depois da última aplicação da guanidina. Mas este processo é muito deliciado, te aconselho a procurar um profissional de sua inteira confiança porque senão pode haver um corte químico e há risco do seu cabelo partir. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida estou a disposição. Bjs

  • marcia

    Responder

    usei guanidina no dia 01/02/2015
    mas quero trocar
    quero usar amônia ,so na raiz
    posso usar

    • Maiara Fernandes

      Oi Márcia, tudo bem? Poder até pode, mas aí depende de como o seu cabelo se desenvolve, se ele está preparado para uma nova química… entre outros fatores. Você viu que a minha transição foi feita com muito cuidado, né? Por isto eu aconselho que você procure um profissional de sua confiança para fazer uma avaliação e se for indicado,fazer esta mudança. Aplicar sozinha é muito perigoso já que o encontro das duas químicas pode gerar um corte e/ou queda de cabelo. Boa sorte, gata! Bjs

  • Debora

    Responder

    Oi Maiara,
    obrigada pelas explicações..Faço umectação dessa forma que vc falou 1 vez por semana e hidratações com boas marcas e 1 ou 2 vezes por mês faço reconstrução tb!! Faz 4 meses que relaxei com a guanidina, mas sei que tenho que esperar entre 6 a 12 meses para mudar de química, né?? A minha história capilar é assim: já usei amônia (nem lembro do resultado, era criança), depois hidratei bastante e fiquei fazendo relaxamento de 4 ou 6 em 6 meses, ai ele cresceu…dps mudei de cabelereira e ela passou sódio, DETESTEI, o cabelo ficou ralíssimo com cara de relaxado e sempre ficava do mesmo tamanho (1 palmo do ombro, pq tudo q crescia eu tinha q cortar de tanta ponta q ele dava)…ai mudei pra guanidina, amei, o cabelo ficava lindo, com volume (coisa q o sódio tirava) e cresceu demais…hidratava e tal, depois de 1 ou 2 anos com guanidina começou o ressecamento, acho que ele foi crescendo demais e ficando mais difícil de desembarassar!! Se vc tiver um email, posso mandar uma foto dele, pra quem sabe vc me ajudar melhor….Hj ele está grande, abaixo da altura dos seios, com volume, do jeito q eu gosto…se não fosse o ressecamento e embarasso eu não mudaria, mas quero algo prático..pq eu só consigo sair à noite e tal se eu fizer escova e chapa…quero mais liberdade tb…mas quero continuar com um cabelo com volume, entende?? Nossa, escrevi até!! desculpa…muito obrigada pela sua atenção!

    • Maiara Fernandes

      Oi Débora! Tudo bem? É um prazer responder, pode ficar a vontade. Mande a foto pra [email protected]. Eu sei bem o que você ta passando, este momento é quase um desespero, dá uma vontade de aplicar a guanidina de novo, só por causa da diferença de textura e ainda pela dependência da chapinha. Mas se mantenha forte. Pelo visto, seu ressecaremos não é pela falta de hidratação, você tá usando leave in ou creme de pentear? Quando estava nesta fase eu também escovava a contragosto, então fui experimentando cremes para cabelo cacheado (tem que experimentar mesmo pra saber o que vai ficar mais legal). Como o seu cabelo é crespo (assim como o meu), eu aconselho o seda cachos comportados(me ajudou e ajuda até hoje), ele é bem consistente e ajuda a dar uma forma. Eu fui texturizando também, olha este post Eu fui usando outras marcas também, até começar a deixar os cabelos, no mínimo ondulado. Normalmente eu uso em média, dois cremes combinados. Por exemplo, o seda cachos comportados sempre que lavo e no dia seguinte eu uso um mais emoliente pra amenizar o frizz e revitalizar os cachos. Bjs.

  • Debora

    Responder

    Olá Maiara,
    tudo bem?
    Estou passando por essa transição…Meu cabelo é crespo e grande, uso guanidina há mais de 4 anos. No início era ótimo! Ficava lindo, mas atualmente eu não estou aguentando mais meu cabelo, até passar os dedos nele machuca, porque ele fica todo embarassado!! Ele está seco, poroso e opaco…faço hidratações, nutrições, reconstruções, ele melhora, mas se fico 4 dias sem lavar de novo, volta ao ressecamento excessivo, drama capilar. Gostaria de saber se o tioglicolato é menos agressivo, danifica menos o cabelo e principalmente resseca e deixa ele menos poroso que a guanidina?? Não quero alisar, apenas amaciar o cabelo…O cabelo fico com volume com o tioglicolato?? Qual marca vc usa?? Desculpa mil perguntas, mas eu preciso mudar urgente!! Obrigada!

    • Maiara Fernandes

      Debora, tudo bem sim. Não se preocupe com as perguntas, sei nem como é isto e adoro saber que posso ajudar. Há quanto tempo você está em transição? Antes você hidratava? Para diminuir a opacidade e o ressecamento dos fios você pode fazer umectação (passar óleo nos fios) com óleo vegetal ( coco, rícino, azeite de oliva extra virgem (misturados ou não) uma noite antes de lavar. No dia seguinte lava, hidrata e condiciona normalmente. Experimenta também a hidratação óleo de coco da Novex( boa e barata) o cabelo fica bem hidratadinho.Você pode também turbinar a hidratação (aqui no site tem várias opções. A hidratação é que vai preparar o seu cabelo para a troca de química e não deixa o cabelo partir ou ressecar com a química. Aqui também tem uma dica de enxágue com vinagre de maça que é ótima. Quanto ao tiglicolato, desde que mudei de química eu udo o Gold Black da Amend. Ele relaxa, porque é química, claro, mas o meu cabelo não partiu, e não ressecou e tem volume. Agora vou mudar de marca ( mas a mesma base, tioglicolato, não porque tive problema, mas vou usar a Avlon porque resolvi dar permanente afro, to ansiosa e curiosa pra ver como vai ficar(vou mostrar aqui.rs). Qualquer dúvida pode perguntar, se eu puder ajudar será um prazer. Espero ter ajudado. Bjs

  • Deborah

    Responder

    Olá! Boa noite!

    O que ela usou p proteger a extensão do seu cabelo, vc sabe?
    Nesses meses q deixou a raiz crescer pq n usou alguma progressiva, n podia ou vc n queria?

    Obg!

    • Maiara Fernandes

      Débora, existem no mercado alguns produtos a base de vaselina que são apropriados para proteger o couro e a extensão dos cabelos contra os produtos químicos presentes em um relaxante/alisamento. O uso deste protetor é obrigatório até pra quem faz retoque na raiz com o mesmo produto (quem dá amônia e retoca com a própria amônia, por exemplo). Pra quem fez a troca de química, assim como eu, o uso é imprescindível. Quanto ao uso de progressiva, nunca me atraiu, eu sempre quis ter a opção de usar o cabelo cacheado mesmo usando guanidina (mera ilusão, pois a química mudou a estrutura do meu cabelo). Mas como a ideia era voltar a ser cacheada não fazia sentido continuar dando a guanidina ou progressiva, então, enquanto a raiz estava crescendo eu tive que aguardar com bastante paciência até poder usar o cabelo com cachos.
      Espero ter esclarecido a sua dúvida, flor.
      Bjs

Leave a Comment