Umectação capilar:o tratamendo ideal para os cabelos ressecados

4100 Views 5 Comments

Olá Cacheadas tudo bem? Alguém ai já ouviu falar em umectação capilar? Eu tenho escutado esse nome com muita frequência, é um nome meio complicado de pronunciar mas na tradução popular umectação capilar nada mais é que o bom e velho banho de óleo.  Ao pé da letra, é  tornar úmido, ou seja é deixar o cabelo úmido de óleo. Método muito utilizado pelas nossas mães na década passada. Quem tem a minha idade e os cabelos crespos ou cacheados sabe bem do que eu estou falando.

content_16242

A umectação ou banho de óleo tem a função de nutrir e recuperar nossos cabelos, ele é aplicado diretamente nos nossos fios, além de nos proporcionar todo benefício que o óleo vegetal possui. É um procedimento bem simples e pode ser feito em casa.

A aplicação  varia, você pode aplicar da raiz até as pontas, ou só na raiz, você deve passar o óleo nos cabelos, limpos ou sujos, eu costumo utilizar como pré – shampoo, com os cabelos sujos.  Sigo os seguintes passos: aplico a noite, um dia antes da lavagem e durmo com os cabelos umectados. Pela manhã  é só lavar, hidratar com uma máscara de sua preferência e só então, usar o creme de pentear.  O óleo deixa meu cabelo macio, hidratado e com brilho. . Caso não queira dormir com o óleos nos cabelos você pode usar durante o dia, mas é importante deixar a umectação agir por no mínimo 1 hora.

Já pra quem não tem problema com o cheiro dos óleos e o cabelo é seco ou está ressecado, pode usar nos cabelos limpos. A ideia é aproveitar e fazer uma hidratação. Isto mesmo, depois de lavar os cabelos aplica o óleo e deixa por 1 hora. Tem que tá com tempo, mas com certeza você não vai perder o seu precioso tempo, vale a pena.  Para este processo é legal aplicar o óleo morno, 30 segundos no microondas é o bastante neste estado ele penetra com maior facilidade nos cabelos.

 

um5

Óleos recomendados para umectação:

  • Óleo de Rícino- pode ser utilizado no couro cabeludo, auxilia no crescimento.Como ele é bem consistente, você não vai conseguir usá-lo puro, pra facilitar a aplicação misture com qualquer outro óleo
  • Óleo de Côco – rico em ácidos graxos e vitamina e. Restaura a estrutura dos fios, proporciona equilíbrio aos fios danificados. É indicado para fios ressecados e combate o frizz
  • Óleo de Argan-Poderoso hidratante natural, ele fortalece a fibra capilar
  • Óleo de Macadâmia- nutre o cabelo e ajuda a controlar o volume
  • Azeite de Oliva ( aquele de cozinha mesmo, mas tem que ser o extra virgem)- tem propriedade emoliente, confere brilho e hidratação aos fios.
  • Óleo de Amêndoas – Para quem tem o cabelo seco e quebradiço e necessita de uma hidratação extra é muito bom.

Obs: Existe uma infinidade de óleo vegetal no mercado, logo, você pode usar qualquer óleo VEGETAL de acordo com sua preferência.

Em relação a frequência que se deve fazer a umectação depende de diversos fatores como por exemplo, os danos que o seu cabelo apresenta, o tipo do seu cabelo, entre outras coisas. Vocês irão perceber se o cabelo hidratou, se continua poroso… se continuar ressecado e poroso vocês continuam com o processo de umectação semanalmente. Eu costumo fazer quinzenalmente, já que o meu cabelo já tá bem hidratado. Perceba a diferença no seu cabelo.

Outra coisa que vocês têm que fazer, é testar os óleos. Não se prendam a um único óleo, e nem crie bloqueio com um óleo que você testou uma vez e não deu certo. Porque as vezes, o óleo que não deu certo tinha propriedades que o seu cabelo não precisava, mas agora precisa, e o óleo que era seu queridinho depois de um tempo pode acabar não ficando mais legal, porque o seu cabelo não está mais precisando das proteínas que ele oferece.

É comum ver as cacheadas e crespas usarem também como finalizador, algumas misturam ao creme de pentear. Fica a seu critério.

 

Então, testem os óleos, façam suas umectações e mantenham seus cachos nutridos!!

assinatura andreia

5 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.