25 de maio: Dia da África

661 Views 0 Comment

O dia 25 de maio é comemorado O Dia da África. Neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002 a OUA foi substituída pela União Africana mas a celebração da data manteve-se. Mas, além da comemoração, a data pede uma reflexão. E para isto,indicamos o filme “Hotel Ruanda”.

 

O filme aborda o contexto histórico destacando o processo de colonização e descolonização dos países africanos e sua influência nos conflitos armados na África. Hotel Ruanda mostra que a diversidade étnica no continente africano foi um dos fatores responsáveis pelo desencadeamento de vários conflitos armados no entanto, muitas dessas guerras no continente são consequências dos processos de colonização e descolonização dos países africanos, pois os colonizadores não respeitaram as diferenças culturais entre as diversas etnias, separando grupos que viviam em harmonia e, muitas vezes, colocando em mesmo território grupos rivais.

Um dos maiores exemplos de lutas entre diferentes grupos étnicos foi entre hutus e tutsis em Ruanda. Até a Primeira Guerra Mundial essa região pertencia à África Oriental Alemã. Em 1919, após a derrota dos alemães na guerra, os belgas assumiram o controle do território.

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.