Selagem capilar com vinagre de maçã:garantia de brilho e maciez

11803 Views 9 Comments

Cabelo Ressecado_Glynett

Sabe quando nosso cabelo está opaco, sem brilho, poroso, quebradiço…já chega de falar em estrago capilar, né?

Melhor falar da solução, do que do problema.  A recomendação é simples, o vinagre de maçã equilibra o PH capilar, devolve o brilho e a elasticidade do cabelo, além de fechar as cutículas retendo a umidade e os nutrientes no fio, o que deixa os cabelos instantaneamente (não estou exagerando), brilhosos e mais nutridos.

Mas você deve estar se perguntando:  “Como isto acontece?” E antes que alguém torça o nariz, vou logo avisando que, para entender o processo,  vamos relembrar as aulas de química.  Mas como é pela felicidade geral da nação cacheada, acho que vai ser fácil entender.

O PH – Potencial de Hidrogênio Iônico – é usado para indicar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância líquida (deu pra entender?). Vamos  por partes:

O PH 7 é considerado neutro, como por exemplo, o PH da água. Quando o PH é maior que esse número ele é alcalino, o caso do cloro,  e menor ele é ácido (vinagre de maçã).  O nosso cabelo, assim como o nosso corpo precisa estar com o PH equilibrado, aliás, equilíbrio é bom sempre.

O cabelo saudável tem o PH entre 4,5 e 5,5.  Acontece da seguinte forma: quando aplicamos um produto no cabelo com PH maior (alcalino), este produto age abrindo as cutículas fio. Isto ocorre durante os processos químicos em geral (tintura, alisamento, progressiva. O PH é acima de 7 (alto) e abre as cutículas para modificar a estrutura dos fios.  Aí você já sabe que cutículas abertas é sinal de umidade  perdida, ou seja, o fio desidrata, além de perder nutrientes o que implica no ressecamento, quebra, opacidade, pontas duplas…  por isto, após a aplicação da química, o cabeleireiro sempre utiliza shampoo, máscara, restaurador, condicionador… com PH baixo (ácido), justamente para fechar as escamas equilibrando o PH.

No nosso caso, utilizaremos o  vinagre que  é um produto baratíssimo, acessível que equilibra o PH natural (entre 4,5 e 5,5) porque o seu PH é baixíssimo (2,5 e 2,9).

Agora vamos aprender a usar!

O vinagre de maçã, fecha as escamas dos cabelos exterminando a aspereza dos fios.  Sabe quando você passa por um processo químico e sente o cabelo áspero, poroso e frágil? Quando isto acontece, a melhor receita é aplicar o vinagre. Acrescente 1 colher de sopa de vinagre a 200 ml de água. Para facilitar a aplicação, coloque a mistura no borrifador.

receita-para-deixar-os-cabelos-bonitos

Utilize como último enxágue, ou seja, depois de lavar, hidratar, condicionar, tirar o condicionador, é só aplicar a mistura e deixar no cabelo ( isto mesmo, não preciso de um novo enxague). Não se preocupe com o cheiro que fica, ele desaparece em dez minutos depois da aplicação.

Dependendo do estado do seu cabelo, você pode usar uma vez por semana até que o cabelo esteja recuperado, aí, você pode fazer a cada 15 dias. É bom ressaltar que o vinagre tem que ser o de maçã, o vinagre a base de álcool vai ressecar o seu cabelo.

Para tratar o couro cabeludo

o vinagre de maçã é um adstringente natural, e serve para tratar o couro cabeludo a oleosidade excessiva  para isso, faça uma mistura com metade de água e metade de vinagre após lavar os cabelos depois lave e passe o condicionador normalmente, seguindo as etapas da lavagem capilar. Esta receita também serve para tratar caspa.

Eu super recomendo o uso do vinagre de maçã, sou adepta a prática e garanto que o resultado é instantâneo. Que tal experimentar ainda hoje? Quer um conselho? Compra o seu vinagre de maçã e coloque junto dos seus produtos prediletos.

 

Beijos e até a próxima

mai_assinatura

 

9 Comments
  • Bruna

    Responder

    Posso usar o vinagre de pois secar com o secador ou usar chapinha?

    • Maiara Fernandes

      Pode, Bruna.

  • Thaynara

    Responder

    Boa tarde meninas meu cabelo ta super elástico não sei mas oq fazer se eu usa vinagre de maçã melhor ? Tô desesperada quero meu cachos de volta

    • Andréia Salles

      Você pode fazer a tentativa mas procure a ajuda de um especialista.

  • Larissa

    Responder

    Oi, adorei a dica!!
    Só tenho uma dúvida, posso secar o cabelo com o secador depois de usar o vinagre?
    Bj :*

    • Maiara Fernandes

      Larissa, pode sim, sem problema nenhum. Bjs

  • Lusilaine Rios

    Responder

    Faço sempre e super recomendo, o vinagre de maçã e ótimo..

    • Maiara Fernandes

      É mesmo uma maravilha, Lusilaine. O meu já fica entre os meus cremes. rs

Leave a Comment