Tire as suas principais dúvidas no nosso glossário cacheado!

 

BC e Transição:

transicao

 

 

Tipos de Cabelo:

Tipo 1- Liso

Tipo 2- Ondulado:

 

tipo2

 

– 2A: costumam ser finos e fáceis de domar e são o estilo preferido das celebridades para dar movimento ao visual. Como são fáceis de manusear, uma opção é amassar o cabelo, para que ele ele seque com mais ondas.

– 2B: os fios desse tipo são mais ásperos e costumam ter mais frizz por estarem bem no meio da categoria que divide os lisos e os cacheados. Para ajudar a formar as ondas, invista em mousse ou finalizadores em creme, que controlam os arrepiados e ajudam na formação os caracóis.

– 2C: esse cabelo é quase cacheado, e, além de ter as mesmas características do 2B, tem mais volume, o que pode resultar em um visual sem definição se não for estilizado. Sua diferença entre as próximas categorias, é que ele mantém a raiz lisa, mesmo que em largura menor do que os outros tipos de ondulado.

(Fonte: Naturally Curly e Beleza Extraordinária)

Tipo 3 – Cabelo Cacheado:

tipo3

 

– 3A: a diferença entre o 2C e esse tipo são os cachos abertos e definidos. Os caracóis são mais abertos e pesados, e conseguem manter o brilho. Além de um finalizador leve, por ser o tipo com o fio mais fino da categoria, produtos fixadores, como gel ou spray estão liberados porque o cabelo já tem seu design cacheado natural.

– 3B: os cachos são menores, em tamanho médio e deixam os cabelos mais volumosos. Por causa disso, tem mais frizz e ponta ressecada, já que o desenho do fio não permite que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue às pontas. Além de finalizadores, esse tipo de madeixa precisa de anti-frizz para manter os fios longe dos arrepiados.

– 3C: a textura do fio é mais grossa, praticamente crespa. A diferença entre esse tipo de cacho e os mais encrespados é que ele continua com o desenho do fio mesmo se penteado, mas tem a mesma característica de armar depois de seco. Esse gênero tem mais tendência ao ressecamento e deve receber muitas hidratações, porque quanto mais saudável o cabelo, mais definido ele fica.

(Fonte: Naturally Curly e Beleza Extraordinária)

Tipo 4 – Cabelos crespos:

tipo 4

– 4A: esse tipo parece com o 3C, mas tem a textura mais grossa. O cacho é estreito, quase imperceptível e quando esticado, fica com formato em “S”. É uma madeixa que precisa de hidratação para ficar mais maleável e fácil de moldar.

– 4B: ele tem as mesmas características do 4A, mas a mecha tem um formato em “Z” em vez de “S”. É um cabelo muito denso e frágil que deve ser estilizado com cuidado, porque tem tendência a não segurar penteados e manter-se ao natural. Como é propenso a ressecamento, pomadas são uma opção para esse tipo, porque além de estilizá-los, conseguem levar mais oleosidade às pontas das madeixas afro.

– 4C: esse gênero é tão crespo e os cachos tão pequenos que são imperceptíveis e sem definição. Os cuidados são praticamente os mesmos do 4B, mas é preciso incrementar a hidratação com óleos capilares e ampolas, porque além do volume, esse cabelo costuma “nascer para cima”, ou seja, ficar naturalmente armado.

(Fonte: Naturally Curly e Beleza Extraordinária)

Umectação Capilar:  O procedimento consiste em aplicar uma generosa quantidade de óleo vegetal, 100% puro, em todo o comprimento e aquecer os fios para potencializar a penetração. A umectação trata a matriz do cabelo, ou seja, de dentro para fora. O método melhora a elasticidade, proporciona mais brilho e aparência saudável. Os óleos mais indicados para realizar o processo são: óleo de coco, azeite de oliva e argan. Lembre-se denunca recorrer a óleos que contenham minerais, silicones, petrolados ou parafinas.  (Via.)

Fitagem: É o processo manual de definição dos cachos.  A fitagem é feita com condicionador e máscara e finalizada com leave-in.

Cronograma Capilar:  O cronograma capilar é uma rotina de cuidados para os cabelos feita durante um mês, onde se intercala procedimentos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

LOC: Significa “líquido – óleo – creme”.

A técnica LOC é importantíssima para os dois perfis de cabelos, enquanto o cabelo cacheado visa manter a hidratação, segurar o frizz e selar o fio cacheados para que ele não sofra ações negativas do clima, os cabelos lisos também necessitam de tal necessidade, especialmente quando passam por algum processo químico ou sofrem ação do calor, no qual acaba perdendo massa da fibra capilar caracterizado pela perca de Queratina. (Via.)

 

5 Comments

Leave a Comment