Banda Atabasabar apresenta convidados especiais no show Adupé

1128 Views 0 Comment

A primavera chegou e com ela a temporada de ensaios aqui em salvador. A novidade este ano é o show  ADÙPÉ (obrigado em  Yorubá) da banda  Atabasabar.  Na próxima, quarta-feira, 30, a banda  faz show no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho.

unnamed (1) (1)

O show  ADÙPÉ celebra a África, suas heranças culturais difundidas na Bahia e a união do som dos atabaques com o Sabar.

A banda apresenta uma nova música, o tambor como regente e uma forma de comunicar, vibrar e difundir o toque do instrumento com a batida do coração, pontuando originalidade, harmonia e gerando um espetáculo diferenciado, que tem o poder de conectar o público a sua verdade, arte e, principalmente, a história da Bahia e da África, o show promete um repertório autoral e releituras de sucesso.

Os cantores Amarildo Fire, da SambaJam, e Vanessa Borges, são os convidados especiais do show .

0k1a1015_copy

História da banda:

ATABASABAR – Os sons do Atabaque com o Sabar

Projeto apresenta percussão, música, história e paixão unindo à África a Bahia

O tambor tem palavra, tem sentimento, história e musicalidade. Na Bahia, a cultura do ritmo está ligada, de forma inseparável, às manifestações culturais de matriz africana. Pensando nisso, em outubro de 2007, o mestre  Doudou Thioune Rose, referência em música no Senegal, enxergou a possibilidade de difundir a cultura musical do seu país, a África, dentro de Salvador. Iniciou suas atividades nas maiores escolas de música da Bahia, desenvolvendo oficinas rítmicas do tambor Sabar.

O encontro do mestre africano com alguns dos maiores percussionistas da Bahia transformou a vida, a arte e história de um deles: Marcus Musk. O convívio com Doudou, deu ao baiano, a possibilidade de aprimorar, entender, estudar, pesquisar e criar novos toques, ritmos e música. Inspirado, Musk passou a desenvolver estudos práticos para embasar esta criação para o segmento da percussão, mesclando as influências do Senegal-África a toda identificação da vibrante percussão da Bahia. E assim, surgiu a banda Atabasabar, um novo olhar musical, onde a percussão fala mais alto, guiada pela mistura perfeita entre o Atabaque com o Sabar.

Este instrumento, que dá nome a banda, além de ser o principal diferencial, também é produzido na Bahia por Musk. Há alguns anos, o músico se especializou aprendendo os segredos da fabricação dos tambores e toda particularidade desse universo senegalês. O brasileiro foi preparado pelo grande mestre africano, e passou a respirar essa linguagem de maneira intensa, onde percebeu a necessidade de registrar novas fusões rítmicas usando da sua grande habilidade para criação.

Ficha técnica – Atabasabar:

Cantor: Júnior Black

Baixo: Eduardo Martins

Guitarra: Ângelo Daltro ( Canja) e Lucas Oliveira

Teclado: Tiago Pugas

Percussão: George Falcão, Capim Africano, Rodrigo Calmon (Digão), Valnei Vilaça (Harlley), Melquides Sampaio, Francisco Xavier (Kinho), Danilo Paixão.

Vocal e Efeitos: Saulo Tupinambá

Mestre de Percussão e Direção Musical: Marcus Musk

Serviço – Show Adupé

Atração: Atabasabar

Dia: 30 de setembro, quarta-feira

Local: Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho

Horário: 20h

Valor: R$ 20 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.