BBB16 tem “Boneco-esponja” com cabelo black-power para lavar louça

2237 Views 0 Comment

esponja-bbb

O Big Brother Brasil 16  traz como detalhe da cozinha do programa  um objeto no mínimo, curioso,  um tal “boneco-esponja”, um homem negro vestido com estilo anos 70 e com cabelo black power,  cabelo black-power usado para tirar os resíduos de comida da louça. Nos faz lembrar aquelas piadinhas que escutamos na escola: “cabelo de palha de aço”. recebeu críticas de vários internautas  sobre racismo e o tratamento pejorativo dado historicamente ao cabelo crespo. O objeto, criado no Reino Unido, gerou uma discussão também na imprensa britânica. Mas a Rede Globo parece que não se importou muito com a questão.

12548928_822548461204182_3684927548972614737_n

A polêmica acontece depois de comemorarmos o lançamento da  coleção de bonecas negras, com variações de tonalidade de pele e que tem cabelos crespos e cacheados, criadas pela  modelo caribenha MALA BRYAN. E vermos circulando pelas redes socias a foto de um garotinho segurando um boneco do personagem principal do novo filme Star Wars, o ator negro John Boyega. A foto que foi postada em redes sociais pela  do garotinho, teve milhares de acessos e compartilhamentos. A mãe da criança usou as hashtags #REPRESENTATIVIDADE e #starwars e escreveu na legenda: “ELE NEM SABE O QUE É STAR WARS, SABE QUE O BONECO É IGUAL A ELE”.

Sabemos que representatividade importa e muito! Estamos ensinando as nossas crianças que não existe cabelo ruim,  que podemos e devemos usar o nosso cabelo natural. Estamos deixamos de lado as amarras, os traumas causados por “piadinhas inofensivas” que ouvimos na infância, como:”cabelo duro”, cabelo de bombril”, “palha de aço”, cabelo ruim”…  Cento e vinte e oito anos após a tardia abolição da escravatura ainda temos que lidar com a representatividade negra embasada em estereótipos. Temos que enfrentar o racismo de uma sociedade que valoriza o cabelo liso,  sempre associado  às pessoas brancas, visto como belo, enquanto o  cabelo crespo e cacheado recebe toda a carga do racismo, inclusive é “homenageado” em forma de esponja de lavar louças.  Mas vale lembrar que este também  é o momento de afirmação, é o momento das marchas de orgulho crespo. Este é o momento em que carregamos  em nossas cabeças o símbolo de resistência contra o racismo que inferioriza e estigmatiza os negros.

 

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.