Todo final de ano é comum as empresas realizarem suas festas de confraternização para celebrar as conquistas e integrar os colaboradores. E para ninguém voltar ao trabalho com ” ressaca moral”, no dia seguinte a festa, pesquisamos algumas dicas, da Tribuna da Bahia e do blog Coaching.
Nas confraternizações, o clima é de descontração, e o profissional deve se sentir à vontade, afinal, esse é o objetivo da festa. Mas, gostem ou não da ideia, todos estão sendo observados, e o ideal é manter o equilíbrio.
“Em primeiro lugar, o profissional deve lembrar que ainda está no ambiente corporativo e, mesmo que seja uma festa, ele está se relacionando com colegas de trabalho e superiores,” observa Marcelo Abrileri, presidente e fundador da Curriculum.
No entanto, todos estão lá para se divertir, e não aproveitar também não é o correto. É permitido se soltar, brincar, cantar, dançar. Só não se pode esquecer que todos ali são colegas de trabalho e, depois, você os verá durante todo o ano que se inicia.
Confira dicas do especialista sobre a postura correta para não fazer feio no evento:
1) Roupa
“Um conselho mais específico para as mulheres: para quem se aventurar a usar um pouco mais de decote e transparência ou comprimento menor da saia, com esta vestimenta seus movimentos deverão ser mais reservados” aconselha Abrileri.
Escolher o tradicional jeans e camiseta é uma boa alternativa para quem quer se sentir sempre mais à vontade. E é sempre bom observar se você não está ferindo alguma norma caso trabalhe em empresa que tradicionalmente impõe restrições às roupas.
2) Bebidas
Se houver bebidas alcoólicas é porque é permitido, mas evitar os excessos é essencial para não correr riscos. “O importante é fazer isso de uma forma comedida para que se evite mostrar uma postura que a empresa não conhecia”, comenta o executivo.
Para os que costumam exagerar, é bom lembrar que no dia seguinte as coisas voltam ao normal, e ser lembrado por ter criado situações embaraçosas ou constrangedoras não será nada agradável para a imagem do profissional, podendo até mesmo influenciar no futuro da carreira dentro da empresa.
3) Amigo Secreto ou Amigo Oculto
A brincadeira de amigo secreto ou amigo oculto, como é conhecida em algumas regiões, é realizada em muitas empresas. São necessários alguns cuidados essenciais na hora de comprar o presente. Mesmo que se tenha contato diário com a pessoa, não é aconselhável presentear com produtos como roupas íntimas, perfumes, flores e artigos religiosos.
4) Controle os comentários
Vale lembrar que nas festas de confraternização os gestores estão presentes e que qualquer tipo de comentário que seja ofensivo e remeta à administração deles pode trazer diversos problemas à sua carreira. Fazer comentários sobre outros colegas também deve ser evitado, isso impede que a fofoca seja o centro da festa.
Por fim, use a confraternização a seu favor. Para aproveitar a festa de confraternização, especialmente a seu favor, aproveite o bom ambiente com os amigos de trabalho e seus gestores para mostrar um pouco de suas qualidades pessoais: ser uma pessoa extrovertida e bem-humorada são qualidades que levam as pessoas a se aproximarem de você e manterem contato.
Criar possibilidades de troca de experiências, pessoais e profissionais, com seus superiores também pode abrir oportunidades para que eles conheçam você melhor. Todos esses comportamentos são extremamente positivos, porém, não deixe que os momentos de descontração com os colegas de trabalho passem, pois as ligações criadas ali serão úteis para o desenvolvimento profissional.
Fontes:
http://www.tribunadabahia.com.br/2014/12/10/saiba-como-manter-uma-boa-imagem-profissional-nas-festas-de-fim-de-ano
http://www.sbcoaching.com.br/blog/comportamento/cuidados-na-festa-de-confraternizacao-da-empresa/
0 Comments