Quer fugir do Carnaval? Lençois e Vale do Capão são garantia de sossego, diversão e aventura longe da folia

2331 Views 0 Comment

Olá pessoas! Tudo bem?

Carnaval ta chegando e você pensando em qual bloco vai sair, qual camarote…. já se preparou fisicamente, malhou o ano inteiro e ta super animado para curtir todos os dias de folia? #SQN ( só que não)!?.  Hahahahaha. Aposto que teve gente que sentiu urticária só em ler e se imaginar no meio da multidão. Então, se você prefere sossego, curte a natureza, trilhas, aventuras e uma boa comida,  seu endereço neste carnaval é a cidade de Lençois, na região centro sul da Bahia, na região da Chapada Diamantina. Vem comigo que eu te explico.

DSCF1294

 

Lençois é uma cidade histórica tombada  pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), localizada na região da chapada Diamantina. Bem conhecida pelo ” Festival de Lençóis” que acontece no inverno com grandes nomes da MPB.  A arquitetura é um encanto, gente, a farmácia é “PHARMÁCIA”, e olha só que encanto é o posto de combustíveis! Eu desejei ter um igualzinho. rsrss

postoooo

 

A cidade fica 414km de Salvador, a viagem dura em média 6 horas. Quem conhece e gosta do pelourinho vai se sentir em casa,  é muito semelhante ao nosso centro histórico. O Comércio ferve a noite, horário que as lojas de artesanato funcionam.

 

image

 

As pousadas e hotéis  são para todos os gostos e bolsos. Dá uma olhada neste link para escolher a sua e fazer a reserva.

A  culinária também é rica, a cidade tem dezenas de restaurantes, dos mais variados estilos, são regionais, naturais, Italianos, mexicanos, tailandeses… em ambientes aconchegantes com uma decoração de encher os olhos.

 

image20

Restaurante Absolutu

 

Para quem ama a natureza atrativos é o que não faltam. Algumas Cachoeiras ficam dentro da cidade, em 15 minutos de caminhada chega-se ao Serrano, rio com águas escuras que descem por pedras e piscinas naturais ideal para quem vai com crianças.

 

Piscinas naturais do Serrano

Piscinas naturais do Serrano

 

Outras opções de passeios são: a Cachoeira Mixila, Salão de Areias, Cachoeirinha, Cachoeira da Primavera, Ribeirão do Meio, Cachoeira do Sossego, Mucugezinho e Poço do Diabo, Gruta do Lapão, Marimbus, Serra das Paridas e Cachoeira do Mosquito.

Além de pequenas quedas d`água que proporcionam um delicioso banho, cada passeio deste nos revela uma surpresa e uma experiência diferente, é possível, aos mais corajosos, uma descida emocionante no tobogã natural, conhecido como escorrega, no Ribeirão do Meio, por exemplo.

rib do meio

Ribeirão do meio

 

Pra quem tem preparo físico, também é possível se aventurar por  trilhas, passeios de barco, e praticar tirolesa ou rappel. Sem falar  no privilégio de contemplar o “pantanal do sertão baiano”, que possui uma fauna e flora diversificadas, além de contemplar um dos maiores complexos arqueológicos da Bahia, na Serra das Paridas, única na cidade que reúne pinturas rupestres com datação ainda em estudos. São 18 sítios arqueológicos num único lugar e três deles estão abertos à visitação.

 

paridas-8

Serra das Paridas

 

Se tiver tempo,  visite a Cachoeira da fumaça  no Vale do Capão, vilarejo que pertence ao município de Palmeiras,  e deslumbre-se com a Cachoeira da  Fumaça, segunda maior  do Brasil, menor apenas que a Cachoeira do El Dorado, no Amazonas. 70 Km separam Lençois ao Vale do Capao. Existe uma trilha saindo de Lençóis com duração de três dias, pela qual se é possível chegar a Cachoeira da fumaça, mas você vai precisar de um guia. No entanto, fica mais fácil indo de carro para o Vale do Capão e subir a trilha de 6km que dura em média 3h. O ideal é sair bem cedinho para aproveitar a vista que é ma-ra-vi-lho-saaaaaa.

DSCF1522

 

A “Fumaça” recebeu esse nome porque pela altura da queda, a água evapora-se, formando um panorama visual como se fosse fumaça. Entretanto, dependendo da estação, pode estar completamente seca, foi o que houve, então pra quem tem coragem, (eu nem sei como tive. rs) é só  deitar na pedra, a a 340 metros de altura, e contemplar a Cachoeira que fica no vale,  entre as montanhas. A sensação de liberdade e de contato com a natureza é espetacular.

image6

 

Não esqueçam do kit sobrevivência: Boné ou chapéu, tênis, protetor solar e agasalho, a noite lá é bem fria. Ahhhhhh, e o mais importante,  levem repelente, afinal, os mosquitos também fazem parte da natureza. rs  Esta é uma daquelas viagens que fazem bem para alma e para o corpo.

No final não dá para não ficar com esta cara.

image10

Beijos e  divirtam-se.

mai_assinatura

 

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.