Música, moda, gastronomia e caminhadas: veja a programação para o Dia da Consciência Negra

1141 Views 0 Comment

Nesta sexta-feira (20) o país comemora o Dia da Consciência Negra. A data remete ao falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. Comemorada há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a homenagem foi oficializada pela Lei 12.519 de 2011.
Na Bahia, apenas três municípios tem decretado em lei o feriado, são eles: Alagoinhas, Camaçari e Serrinha. Em Salvador, uma programação variada promete animar o público. Confira:

Exposição

Dentro das celebrações do Dia da Consciência Negra, neste 20 de novembro, a CAIXA Cultural Salvador apresenta a exposição “Mandela em Cartaz”, que reúne 95 cartazes do “Mandela Poster Project”, além de outros materiais sobre a vida e obra de Nelson Mandela, incluindo um documentário. A mostra, que é inédita na América Latina, segue em cartaz até o dia 29 de novembro, de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h, com acesso gratuito e livre para todos os públicos.

O Museu de Arte da Bahia, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador recebe a exposição Faces até 30 de novembro das 14h às 19h. A mostra do fotógrafo baiano Alvaro Villela retrata a interpretação do artista aos quilombolas nas comunidades da Barra e do Bananal, que existem desde o século XVII às margens do rio Brumado, na Chapada Diamantina.  A entrada é franca.

RTEmagicC_f75f39635d.jpg

Moda e arte

O Afro Fashion Day, que acontece na Praça da Cruz Caída nesta sexta-feira (20), reunirá moda, beleza, arte, música e dança, através de  oficinas, feira de manufaturas e gastronomia e  um desfile coletivo com looks de 26 marcas da cidade, desfilados por 40 modelos e artistas negros. A programação começará às 15h com oficinas.

RTEmagicC_378324b57e.jpg

Música

O cantor Edcity vai fazer um show na Senzala do Barro Preto, às 22h. No repertório vão estar presentes antigos e novos sucessos da sua carreira, além de levar como convidado o cantor Márcio Victor da banda Psirico. O evento que tem a proposta de apoiar diversas caminhadas em prol das questões raciais vai contar ainda com o desfile da N’BLACK, discotecagem do DJ Branco e abertura com a banda da comunidade O Castelo.

RTEmagicC_9da8ff2499.jpg

Gastronomia e artesanato

Nos dias 20 e 21 de novembro, a Associação Cultuarte Bahia realiza uma feira de artesanato especial na Praça da Sé. Além de produtos artesanais o público pode conferir as opções gastronômicas com destaque para o tabuleiro de uma baiana com tudo que tem direito. Evento é gratuito das 10h às 19h.

RTEmagicC_8e57f81f04.png

Literatura e cinema

A Biblioteca infantil Monteiro Lobato, em Nazaré promoverá até o dia 30 de novembro o Jogo de Memória sobre o continente africano, além de oficina de máscaras africanas, teatro e bate papo com ativistas que militam em prol da igualdade racial.

As Bibliotecas Públicas em Salvador – Barris (Biblioteca Pública do Estado), Nazaré (Biblioteca Infantil Monteiro Lobato), Costa Azul (Biblioteca Pública Thales de Azevedo), Rio Vermelho (Biblioteca Juracy Magalhães Jr.) e Pelourinho (Biblioteca Anísio Teixeira) – além da de Itaparica (Biblioteca Juracy Magalhães Jr.), terão atividades abertas à participação pública, como exibição de filmes temáticos, exposições e oficinas, além de diversas contações.

Fonte: iBahia

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.