Nutricionista fala sobre alimentação adequada para o Carnaval

2526 Views 0 Comment

carnaval-salvador-800x500_c

A maratona do carnaval está chegando e além de preparar a fantasia é necessário cuidar da alimentação para garantir energia suficiente e aproveitar ao máximo a folia. Além da alimentação, a reposição de líquidos é essencial durante os dias de festa.

De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Ilana Andrade, na véspera da folia, o ideal é consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia, pois proporcionam energia. Suco de frutas e pães integrais com geleia é um exemplo de lanche energético e saudável.

Close up of sectioned plate with bread, potatoes, rice and pasta

“O ideal é não ficar mais de três horas sem comer e evitar comidas pesadas e gordurosas, que sobrecarregam o fígado na alimentação para o Carnaval, como frituras, feijoada, embutidos e carnes gordas. São alimentos de difícil digestão, que dão aquela sensação de peso no estômago e “roubam” a sua energia” enfatizou.

A hidratação também é um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Recomenda-se que, entre três e quatro horas antes da maratona, o folião consuma de 250 a 500 ml de água, sucos ou água de coco.

1

“Durante a folia perdemos muita água pelo suor, além do fato de estarmos no verão, época em que o cuidado com a hidratação deve ser redobrada. Sempre que possível, temos de ingerir uma água de coco ou um isotônico, que vai repor os sais minerais e vitaminas perdidos com o suor. Suco de frutas e chás também são boas opções para se manter hidratado. Quem for ingerir bebida alcoólica é  sempre bom intercalar com água para que o organismo não se desidrate”, disse.

Bebidas energéticas e esportivas são uma boa opção para quem vai praticar exercícios intensos e por um longo tempo. Mas existe um alerta para as bebidas energéticas que contém cafeína, pois aumentam a perda de líquidos do organismo, merecendo hidratação em dobro. E mais, cuidado com as misturas de energéticos com álcool, nada saudáveis ao organismo.

Fonte: Darana Relações Públicas e Hapvida
0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.