Saúde Mental: Para 2/3 das mulheres, cuidar da aparência as fazem se sentir melhor

445 Views 0 Comment

Quem aqui concorda com essa pesquisa? EUUUUUUUUUUUUU!!!! Fora que ir ao salão é minha melhor terapia (rsrsr).

Mais uma vez nosso Parceiro é bem acertivo com a pauta. Uma pesquisa realizada pelo Tudo pra Cabelo, hub de conteúdo da Unilever, em conjunto com a empresa de pesquisas Opinion Box revelou que cuidar da aparência é a atividade que faz as mulheres brasileiras se sentirem melhores, dito por duas em cada três (66%) delas. Fazer exercícios físicos vem em segundo lugar com 32%. Sair para encontrar amigos aparece logo depois, com 24%.

O resultado do estudo, que associa cabelos e saúde mental, mostra que cuidar da aparência pode ajudar em questões de autoconfiança autoestima e consequentemente na saúde mental de alguém. O cuidado da pele, cabelo e corpo e vestimenta são capazes de contribuir para uma sensação geral de bem-estar. Já os exercícios físicos produzem a endorfina, neurotransmissor associado à sensação de bem-estar e felicidade, reduzindo níveis de cortisol, portanto ajudando a reduzir sintomas de ansiedade e depressão. Encontrar amigos mostra como a interação social pode proporcionar bem-estar emocional e mental. 

Em relação especificamente aos cabelos, a pesquisa mostra que quando se sentem estressadas, a queda é o principal problema relatado pelas mulheres. 7 em 10 (72%) entrevistadas disseram que ela é o principal sintoma decorrente do cansaço físico e emocional. Em segundo lugar, aparece o aumento da oleosidade e o ressecamento, ambos ditos por 3 em 10 (28%) participantes da pesquisa. Depois, veio a caspa com 25% das menções. 

Imagem do site: luizacostacachuda

“O estresse aumenta a liberação de radicais livres e, consequentemente, a inflamação, além de aumentar a liberação de uma série de hormônios”, explica a Dra. Joana D’arc Diniz, dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira do Cabelo. Esses hormônios, como o cortisol, podem causar a queda de cabelo.  O mesmo hormônio tem a capacidade de estimular as glândulas sebáceas no couro cabeludo a produzirem mais óleo. Já o ressecamento pode se relacionar a uma alimentação inadequada, podendo gerar falta de nutrientes e portando ressecando os fios. 

A pesquisa também mostra que ir ao salão de cabeleireiros também é uma atividade capaz de fazer bem a saúde mental. 7 em cada 10 mulheres diz se sentir muito melhor após sair de um salão. Ao mesmo tempo 1 em 4 mulheres afirma se sentir mais segura. Entre as mulheres de 40 a 49 anos, quase 8 em 10 afirma se sentir muito melhor. 

Pesquisa – Foram entrevistadas 852 mulheres, de 18 a 59 anos, de todas as regiões do Brasil abrangendo as classes sociais AB, C e DE.

Sobre o Tudo pra Cabelo

O Tudo pra Cabelo é um hub de conteúdo especializado em cabelos patrocinado pela Unilever. Ele oferece milhares de artigos detalhados, galerias de inspirações e tutoriais passo a passo fornecido por uma equipe de especialistas, O hub apresenta dicas profissionais de cuidados com os cabelos e de estilo, trabalhando com marcas renomadas como Dove, TRESemmé, Love Beauty and Planet, Seda e Clear. Com o nome de https://www.allthingshair.com/,  atualmente se encontra em mais de 10 países ao redor do mundo. 

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.