Silvio Santos, SPFW e Riachuelo, mais episódios de preconceito e racismo

1548 Views 0 Comment

“Quem foi o idiota que decidiu que o meu cabelo é ruim. Ruim para quem? Ruim para quê?” A frase é dita por Emicida e a poeta Elisa Lucinda no último álbum do rapper, o “Glorioso Retorno de quem nunca esteve aqui”. O cabelo crespo, como se sabe, continua sendo chamado de “cabelo ruim”, o que faz com que meninas negras sofram desde pequenas com alisamentos, puxa para cá, coloca para lá, para tentar ter um cabelo liso. De vez em quando, e só de vez em quando, um cabelo black power volta a estar na moda.

Era para ser normal em 2014 quem tem cabelo cacheado se sentir bem e normal com isso, não? E alisar só se quisesse, assim como uma mulher de cabelo liso pode fazer cachos (se quiser). Lembram do permanente que era moda nos anos 80? Pois é.

Mas eis que semana passada o apresentador Silvio Santos decidiu falar para a atriz mirim negra Julia Oliver que ela não poderia ser atriz ou cantora quando crescesse porque tinha cabelo enrolado. Em tom de piada, claro. “Mas com esse cabelo?”, disse Silvio, que adora fazer “brincadeiras” desse tipo com crianças Quem não lembra do bullying sofrido sistematicamente pela menina Maísa, que chegou a chorar ao vivo no programa? A menina da vez ficou assustada com Silvio quando ele diz que ela nao pode ser atriz porque tem cabelo enrolado. A garota pelo jeito tem pais legais que nunca falaram para ela que seus cabelos são ruins. Sorte a dela.

Julia Oliver (no centro)

Julia Oliver (no centro)

Junto com a falta de noção de Silvio, a São Paulo Fashion Week, que aconteceu semana passada em São Paulo, apareceu decretando o fim do cabelo cacheado. A tendência é o cabelo liso!  Se vira, faz chapinha, puxa, arranca, amassa. Seria como falar: a tendência da temporada é ser loira! Correríamos todas para a farmácia para descolorir? Oi?

Tomara que a menina que tomou bulling do Silvio Santos não fique traumatizada. E que ninguém sida as ordens das editoras de moda que decretam tendências. O cabelo é seu, certo?

 

 

Riachuelo

 

Em Salvador, a estudante do curso de Produção Cultural na Universidade Federal da Bahia (Ufba), a baiana Ana Paula Bispo, de 30 anos, acusa funcionários da loja Riachuelo, do shopping Iguatemi, de racismo. Segundo a estudante, eles insinuaram que ela teria roubado uma bijuteria e ela acabou revistada diante dos demais clientes, neste sábado (8). Um funcionário a abordou depois que uma companheira de trabalho a acusou.

“Ele me perguntou se eu estava assustada. Antes que eu respondesse qualquer coisa, pois estava atônita, ele foi ordenando que retirasse o brinco da bolsa. Que brinco, meu Deus!!! Indignada e confusa comecei a retirar tudo que havia na minha bolsa ali mesmo”, desabafou a estudante em sua página no Facebook.

Inconformada com a situação, ela buscou os responsáveis pela administração da loja. “Falei com supervisora, que se desculpou e disse que esse não era o procedimento adotado pela loja, me explicou como seria, tentou me enrolar, disse que a tal funcionária que me acusou era temporária e estava no primeiro dia”, contou Ana Paula Bispo, que pretende processar a loja

RTEmagicC_d4e1a4b9a4.jpg

 

Fonte: https://br.celebridades.yahoo.com/blogs/nina-lemos/ei-silvio-santos-e-spfw-cabelo-afro-sim-135114068.html

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/estudante-acusa-riachuelo-do-iguatemi-de-racismo-e-registra-queixa/?cHash=15fc336b46905d8819edd15e29759ddf

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.