Condicionador de cabelos: Usar ou não?

2998 Views 0 Comment

Lavar os cabelos é algo habitual, mas mesmo sendo algo tão natural assim, ainda surgem algumas dúvidas quanto ao uso do condicionador: Será que a máscara substitui o condicionador? Será que o uso do condicionador é antes ou depois da máscara?

 

images

A função do shampoo é limpar os cabelos, o couro cabeludo e tirar a gordura natural em excesso.  Após o uso do shampoo, as cutículas dos fios ficam abertas para facilitar a limpeza, por isso ele fica áspero ao toque.

 

cutícula-aberta-2-249x175

 

Já o condicionador, possui agentes que além de fechar a cutícula dos cabelos, desembaraça e repõe a camada lipídica removida pelo shampoo neutralizando o efeito “ressecado”.  Por isso, além de todo processo de limpeza e hidratação que o shampoo e condicionador fazem, é importante utilizar os dois produtos para equilibrar o PH dos cabelos, proporcionando a maciez .

 

escamafio (1)

O PH mais baixo do condicionador é o que garante uma proteção maior aos fios. Isso acontece porque ele  impede que os fios fiquem expostos a fatores do ambiente, como a poluição, e que absorvam resíduos e  enfraqueçam.  E ainda devolve aos fios o óleo natural essencial para o brilho e a nutrição, dando  maleabilidade aos cabelos, principalmente aos crespos e cacheados.

 

A máscara substitui o condicionador?

touca

A função da máscara  é  hidratar e recuperar os cabelos ressecados e danificados pelos uso de produtos químicos e a ação do tempo. Alguns profissionais sugerem substituir o condicionador pela máscara, pois dizem que além de economizar financeiramente, ajuda na economia do tempo,  faz as vezes do condicionador durante o banho. Mas, nem todas as máscaras hidratantes cumprem a missão do condicionador, só aquelas quem tem o PH baixo conseguem  selar as cutículas (ou escamas) e desembaraçar os cabelos.  As máscaras com o PH alto não cumprem a função do condicionador que é  formar a película protetora ao redor dos fios que  diminuir a perda de água pelos cabelos e, consequentemente a desidratação. Então, no geral a máscara não substitui o condicionador.

 

Qual a ordem dos produtos?

O condicionador é  SEMPRE a última etapa da lavagem, deve ser passado após a hidratação.  Ou seja, a regra é:

Lavar  para que o shampoo limpe abra as cutículas;

Hidratar  logo após o shampoo, porque quando as cutículas estão abertas os nutrientes penetram com mais facilidade no interior da fibra capilar;

Condicionar selando as cutículas, evitando perda de água dando maleabilidade aos fios.

Alguns condicionadores prometem deixar seus cabelos radiantes, macios e fortes. O mercado oferece uma diversidade de produtos com ou sem enxague e com diversos benefícios, tais como reparação, volume, brilho e cuidado da cor. O importante é escolher o indicado para os seus cachos e aplicar nos fios evitando a raiz e privilegiando a ponta. Faça o último enxágue das madeixas com água fria ou gelada, isso diminuirá o frizz e acrescentará brilho.

 

mai_assinatura

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.