Confetes, serpentinas e responsabilidade: confira algumas dicas para curtir o carnaval com segurança

2121 Views 0 Comment

Olá, meu povo! Animados para o carnaval?

Aqui em Salvador já é carnaval desde a semana passada, mas a partir de hoje, quando acontece a abertura oficial dos festejos de momo, cresce a concentração de pessoas nas ruas e por isto é importante tomar alguns cuidados e atitudes que devem nos levar e nos trazer de volta para casa, sãos e salvos.

1- Evite o uso abusivo de bebidas alcoólicas

Vamos combinar que tudo demais é sobra. Álcool é uma droga, lícita, mas é droga.  O excesso dele no organismo costuma provocar  falta de atenção, alteração na percepção e coordenação motora, Blackout alcoólico que são falhas de memória em que o indivíduo não se consegue lembrar do que aconteceu enquanto estava sob a influência do álcool, perda de reflexos, perda de julgamento da realidade, coma alcoólico… Algumas pessoas se tornam agressivas e violentas. Vale lembrar a máxima, beba com moderação e não aceite bebida de desconhecidos, esteja sempre atento ao seu copo;

2-Leve apenas dinheiro trocado e suficiente para suas despesas no dia;

Faça as contas e separe o dinheiro que deve gastar na festa com bebidas, comidas… e a grana da volta para casa, caso volte de ônibus ou táxi. Mas é sempre bom deixar uma reserva, nunca se sabe o que pode acontecer… Evite levar cartões de crédito o folhas de cheque. Use uma bolsinha porta dinheiro, evite colocar cédulas nos bolsos.

3- Leve apenas um documento de identidade, preferencialmente cópia autenticada

Lembre-se que você precisa apenas de um documento de identificação com foto e a carteira do plano de saúde ou cartão do SUS. Pelamordedeus não leve carteira de trabalho, título de eleitor, CPF, passaporte… para a folia, você não vai precisar de nada disso.

4- Procure andar sempre em grupo

A maioria das pessoas vão sempre acompanhadas para a folia, então evite sair sozinho ou se afastar da sua turma. Saia sempre em grupo, assim ninguém se perde e um protege e cuida do outro.

5- Não leve objetos de valor

Em tempos de selfies e redes sociais todo mundo quer postar uma fotinho la no bloco. É bom registrar o momento de alegria, mas evite levar celulares e  máquina fotográfica para a folia.

6- Bebida e direção não combinam 

Toooooodo mundo já sabe que a combinação entre álcool e direção pode ser fatal.  Ao sair em grupo de amigos, escolha uma pessoa para ser o motorista responsável, ou vá de táxi ou até de onibus.

7- Fique atento aos postos policiais espalhados pelos circuitos

Procure os guardas em caso de furtos, roubos ou outro delito. Também é possível registrar a ocorrência pelo telefone 190;

8- Use camisinha


Proteção pra você ser feliz no carnaval e no restante do ano. Não se esqueça: use sempre camisinha. Você pode retirar preservativos em qualquer posto de saúde, sem nenhuma burocracia. Então, não tem desculpa.

Por fim, vá na paz, vá na calma, vá no amor. Carnaval é pra todo mundo aproveitar. Nada de arrumar confusão, evite-as.

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.