Cuidado com os pés:como se livrar de rachaduras e ressecamento

5550 Views 0 Comment

pes_melissa_rockdois

Você é destas que só repara nos pés quando está com micose, frieira, calo, joanete, bolhas, rachaduras, feridas ou chulé? Pois saiba que os pés precisam de atenção e dedicação especial, pois além de nos carregar pra lá e pra cá, eles tem uma anatomia para dar conta de nossa estrutura e movimento, então, vamos combinar que uma parte tão importante do nosso corpo merece mais um pouco de cuidado, né? E no verão, assim como o corpo, os pés também ficam mais expostos. Então não dá pra botar uma sandália e mostrar um pé rachado ou ressecado, né?

Assim como todo o nosso corpo, os pés também precisam de cuidados básicos diários, como lavar, secar e hidratar. Isso significa esfregá-los com esponja, água e sabão e lavar bem à parte entre os dedos e cantos das unhas. Não esqueça de secar bem com uma toalha para afastar os fungos causadores das frieiras, micoses e chulé. Caso você costume suar muito nos pés é recomendado o uso de um sprays antitranspirantes.  O uso de cremes hidratantes evita que ocorra o engrossamento da pele,  ressecamento, descamação e até mesmo rachaduras e sangramento, portanto,  hidratação é fundamental. Enquanto hidrata você pode ir massageando.  Hmmm, quem não gosta de uma massagem nos pés?

Além destes cuidados, os pés também necessitam de uma esfoliação para remover as células mortas e deixá-los macios. Portanto, esfolie esta parte do corpo uma vez por semana . E você pode fazer isto em casa, não só com produtos industrializados, mas com coisas que tem na sua cozinha. Vamos lá? Aqui temos duas receitas de esfoliantes:

 

pes-rachados-tipss

Receita 1

 

1 colher se sal grosso

1 gengibre ralado ou em pó

1 colher de sopa de mel

1 colher de óleo de amêndoas doces

Basta misturar numa tigela e passar nos pés fazendo movimentos circulares.

 

Receita 2

Misture ½ colher (sopa) de fubá

1 colher de açúcar mascavo

1 colher de óleo de amêndoas

1 colher de azeite de oliva

 

Escolheu a sua receita? Depois da esfoliação, retire os produtos dos pés com água morna. Para finalizar, coloque os pés em água. Adicione sal grosso e relaxe por alguns minutos. Não esqueça de enxugar devidamente e hidratar.

 

pes-ressecados-300x167

Mas, se você se descuidou e por algum motivo seu pé está rachado, aí vai mais uma receitinha barata e bem eficiente. Você só vai precisar  ir até a farmácia, caso não tenha os produtos em casa, e comprar:

1 frasco de água oxigenada (100 ml) 20 volumes

1 frasco de glicerina líquida (100 ml)

10 comprimidos de AAS ou Melhoral (adulto)

Amasse os comprimidos até virarem pó a acrescente a glicerina e a água oxigenada. Aplique massageando os lugares mais ásperos ou rachados, de preferência à noite.  Calce uma meia grossa. Você vai perceber que ao longo do tratamento a pele vai ficando fina, mais macia e hidratada. No começo do tratamento você pode aplicar todas as noites antes de dormir até que os pés fiquem macios. A partir daí mantenha os cuidados diários(lavar e hidratar). Só reaplique quando achar necessário.

Agora você já pode colocar aquela sandália escândalo e desfilar por aí com seus pezinhos de princesa!

mai_assinatura

 

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.