Cuidados com o cabelo no verão:como manter a saúde dos fios

1980 Views 4 Comments

E aí, cacheadas, tudo beleza???

Então… Verão chegando, férias chegando, sol, mar, praia, piscina, dias mais longos, noites mais curtas… Já planejaram o que vão fazer nessa estação?   Tenho certeza que pelo menos um dia de praia e/ou piscina estão com presença marcada em sua agenda. Errei?   E as malas, arrumaram? Roupas coloridas, sandálias, biquínis novos, saídas de praia… Hum… acho que esquecemos alguma coisa, não? Então me diz:  como vão ficar os cachos nesse verão??   Sabia que os cuidados com os cabelos na praia e na piscina, ou mesmo no dia a dia, durante o verão, têm um toque especial? É que durante essa estação linda as madeixas ficam mais expostas aos raios solares (lógico!), e sem um cuidado especial os cachinhos podem desidratar, perder o brilho, a força, a vida…   Ok, sem dramas. O que podemos fazer para não descuidar da beleza dos cabelinhos durante as férias?   Vamos a algumas dicas especiais:

 

Óleos

k10

Graças a Deus nós escolhemos não correr da água por causa de nossos cabelos, não é? Então não precisa ficar com medo de dar um belo mergulho no mar ou na piscina para não molhar as madeixas. Deixe disso, isso é passado! Só que antes de aproveitar sem receio todo o esplendor das águas salgadas e clorificadas do mar/piscina, que tal fazer uma barreira entre a água e os cabelos? Isso mesmo! Não, você não vai usar touca de natação! A dica é a seguinte: Antes de entrar na água, passe uma quantidade generosa de óleo nos cachos. Pode ser óleo de oliva extra virgem, óleos vegetais, morocanoil, óleo de argan, óleo Extraordinário, Super Óleo 8, óleo de soja (não, brincadeira!) enfim!! Qualquer óleo! Sabe o que acontece? Lembra das aulas de química quando nós descobrimos, oficialmente que água e óleo não se misturam? Então! Aí é que mora o segredo! O óleo ajuda a proteger os fios, formando uma camada de “gordura” que separa os cachos da água, dificultando a desidratação natural que a água salgada e o cloro da piscina acabam provocando nas madeixas. Legal, né? Tem mais:

 

Água de coco

1457602_565304373549830_1938309611_n

Hum… águinha de coco geladinha é um bálsamo quando estamos em baixo do sol escaldante da praia, não é? Seu cabelo também acha! A água de coco possui propriedades hidratantes que os fios A-DO-RAM!! E a dica é usar sempre!  Foi tomar um banho de mar? Dá uma parada na barraca de seu Zé e compra um coco. O ideal é retirar toda a água salgada no chuveirão e, depois, jogar a água docinha do coco. Se não tiver chuveirão, pode usar a água de coco diretamente, mas sempre retirando o máximo possível a água salgada. O cabelo secou ao sol? Joga água de coco nele, para revitalizar e reidratar. Não é isso que você faz com o corpo? Faz com cabelo também!! Obs.: Não esqueça do óleo, hein???

 

Lenços

k2 O cabelo deu aquela armada com o vento e a água salgada? Não se desespere. Vamos usar esse volumão ao nosso favor. Leve lenços para a praia. Não precisa ser um lençol, não… uma tirinha só basta para amarrar na frente, como uma tiara, e criar um look lindo! Complemente com um óculos grande de sol e pronto! Esquentar a cabeça, só com o sol! O ideal é que você não use cremes durante o banho de sol, primeiro porque eles vão escorrer pelo pescoço e causar um incômodo enoooorme, e segundo porque vai haver um gasto desnecessário, já que quando chegar em casa você vai (espero, né??? ) lavar e hidratar os cabelos, então aguenta firme e com o óleo e a água de coco. Ele sobrevive!

 

Pente de madeira e/ou de dentes largos

 

1454766_565304193549848_1982725154_n

Xiiiii… O cabelo embaraçou com água!!! E agora? Sem stress, minha rainha. Pegue o seu pente de madeira (ideal) ou aquele de dentes beeem largões. Pegou? Proonto! Agora desembarace, sem medo! Comece pelas pontas e vá subindo até a raiz, com muita paciência. Neste caso, contrariando a dica anterior, será necessário, sim, usar um pouquinho de creme de pentear, afinal, desembaraçar os cachos sem a ajuda de um creminho não rola, né? Mas não exagere, ok?

 

As cacheadinhas

 

1450061_565304516883149_1174898574_n

Ok, mamãe. Você gosta de ir à praia para ficar na areia, aproveitando o sol, conversando, curtindo a sua vidinha de adulto, etc, etc… Mas criança gosta mesmo é de mar. Assim, deixe as pequenas aproveitarem a praia a vontade, claro, sob sua supervisão…   Nada de ficar na neurose, prendendo os cabelos das meninas, chamando as gatinhas para passarem água de coco e óleo no cabelo toda hora, desembaraçando os cabelinhos de 5 em 5 min… essas dicas são para vocês, que estão preocupadas com a beleza. Os pequenos têm uma prioridade maior: diversão. Claro, quando chegar em casa, os cuidados serão redobrados, para recuperar a desidratação natural, mas enquanto eles estiverem brincando, por favor… use um bonezinho, o protetor solar e desencane de preocupações extras. Nada de mamãe neurótica aqui, hein??

 

Hidratação

mascara-hidratante-sos-cabelos-verao-2013

Acabou o sol? Ficou com a pele morena-jambo-Gabriela-cravo-e-canela? Muito bom! Agora é hora de voltar para casa e usar uma boa máscara de hidratação. Prefira as de hidratação, mesmo, nem nutrição nem reconstrução. Depois de um dia no sol seus cabelos estarão cansados e desidratados. Foi sol, água e vento… Ok, eles precisam se recuperar, mas a hidratação é essencial! Utilize um bom produto e (agora sim!!!) seja generosa ao passar o leave-in. No verão é natural que os cabelos fiquem mais ressecados e percam a sua umidade natural, afinal, os dias são mais quentes. Vai ser um pouco mais difícil controla-los, mas nada impossível. É importante lembrar que TODOS os produtos usados nesse período devem conter filtro solar, ok? Em especial os cremes de pentear! No mais, não esqueçam de usar filtro solar (momento Pedro Bial) e curtam muito essa estação MA-RA-VI-LHO-SA!! Não esqueçam de passar por aqui pelo site e ver dicas de penteado/roupas/maquiagem/ unhas… para arrasar na estação mais quente do ano!   Beijos Cacheados!

 

cacheadas

4 Comments
  • Maria Nsukula Muanda

    Responder

    Olá pessoal, tudo bem?
    Estava procurando matéria sobre desentoxicação capilar capilar, quando acabei encontrando este site que por sinal é muito bom.
    Eu sou Angolana. Há três anos mantenho o cabelo crespo, fazendo o tratamento do Instituto Beleza Natural, quando vou ao Rio de Janeiro, uma vez por ano. Confesso que está difícil mantê-los assim. Preciso que me dêem mais dicas para cuidar devidamente dos meus cabelos.
    Um grande abraço e Obrigada pela atenção.

    • Maiara Fernandes

      Maria, que bom que você gostou da nossa página, ficamos muito felizes. Temos alguns leitores aí na sua terra. No site tem várias dicas de produtos que você pode usar, inclusive dicas com hidratação potencializadas com produtos naturais. Além disso, você pode acrescentar gelatina à qualquer creme de pentear que ajuda a definir os cachos. Bjs e obrigada!

  • DULCINEIDE ROSA DA CONCEIÇÃO

    Responder

    nossa to amando meus cachos com essas dicas, recomendo!!

    • Maiara Fernandes

      O legal é que as dicas servem para o ano inteiro, não só para o versão. Bjos, Dulcineide.

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.