Cultura africana, poder feminino e resistência são temas do livro As Mulheres de Abayomi que será lançado neste sábado (24)

1125 Views 0 Comment

Reverenciando ancestralidades, a história do livro As Mulheres Abayomi, de Adilson Passos, que será lançado no dia 24 de novembro na Escola de Belas Artes, tem a cultura africana, as mulheres, suas lutas e costuras de confiança como inspiração. Símbolo de resistência, tradição e poder feminino‎, as bonecas Abayomi contribuem para o reconhecimento do valor da identidade negra do povo brasileiro, um referencial positivo para o imaginário do universo infantil. O livro fala sobre igualdade de direitos e deveres, respeito e amor fraterno, pontuando a força guerreira criativa das mulheres como alquimia de transformação. O lançamento acontece às 16h e será aberto ao público.

Em yorubá, a palavra Abayomi possui muitos significados, dentre eles, “encontro feliz e preciso” e ainda “aquele que traz felicidade ou alegria”. As pequenas bonecas Abayomis, feitas de retalhos de pano e confeccionadas sem cola e sem costura, apenas com nós e amarrações, simbolizam amor, proteção e tudo de melhor que uma pessoa pode dar de si mesmo. Criadas para acalentar as crianças durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as bonecas nasciam dos retalhos rasgados das roupas que vestiam corpos resistentes e serviam como amuleto de proteção.

O livro publicado pela Solisluna Editora conta com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias, edital setorial da Secult-BA.

Sobre o Autor

Adilson Passos nasceu em Salvador, Bahia, é designer, formado pela Universidade Federal da Bahia e ilustrador. Desde a infância é apaixonado pelo desenho, pelo som das palavras cantadas e mais tarde veio o gosto pela leitura. Neste livro faz a união entre imagens e palavras, com o sonho de alcançar leitores de todas as idades.

Sobre a Solisluna

A Solisluna, editora baiana que em 2018 completa 25 anos de mercado editorial, segue se diferenciando pela especial atenção que dedica ao design dos livros que produz. Atenta ao apelo étnico e à identidade brasileira modelada na diversidade, a Solisluna Design Editora tem se dedicado, desde a sua criação, à edição de livros voltados para as expressões artísticas, culturais e históricas do povo baiano. São livros que tratam do patrimônio imaterial, arquitetônico e religioso; meio ambiente, pluralidade racial, questões sociais e do fazer cotidiano de uma gente singular.

 Lançamento do livro As Mulheres Abayomi, de Adilson Passos _ Solisluna Editora

Quando: 24 de novembro às 16h

Onde: Escola de Belas Artes – Av. Araújo Pinho, 212 – Canela – Escola de Belas Artes | UFBA

Aberto ao público

 

Isa Lorena | Comunicação Criativa

[email protected]

(71) 9 9329-6389

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.