Hidratação, nutrição, reconstrução… O cronograma capilar

39624 Views 14 Comments

Olá, cacheadas! Tudo beleza?

Como vão os cachos? Bem? Que ótimo!!!

Se não, respira fundo e relaxa. Não é o fim do mundo. Dá uma passeada no Presença e vê as dicas que nós temos pra você. Tenho certeza de que vai ficar tudo blue…

Woman Searching for Split Ends

Mas, falando em dica para os caracóis dos seus cabelos… vamos a uma beeeem bacana? Você já ouviu falar sobre o cronograma capilar? Não?? Calma! Vai ouvir agora.

 

O cronograma capilar é uma dica bacana para dar às madeixas encaracoladas a dose certa de hidratação, nutrição e reconstrução que eles precisam.

Acontece que muitas vezes nós utilizamos produtos de acordo com o “estado de espírito” do cabelo: Se hoje ele está opaco, vamos fazer uma nutrição, para dar brilho

azeite_de_oliva_virgem_extra-4ae71b7db0b92a21da1283da5

se amanhã está ressecado, o lance é hidratar

images (30)

 

se está quebradiço, usa reconstrução…

images (31)

 

Não que esteja errado dar aos cabelos o que eles precisam com urgência, mas fazer um cronograma para os produtos é uma forma de assegurar que o uso emergencial de determinados cremes possam ser evitados.

 

Chega de bla-bla-blá, né? Que saber como montar seu cronograma e quais os produtos indicados para cada fase? Vamos lá:

 

1. Rotina capilar

 

Em primeiro lugar, é bom saber que o cronograma capilar deve se adaptar à sua rotina. Como assim?? É o seguinte: com que frequência você lava os cabelos? Uma, duas, três vezes na semana? Lava todo dia?

 

E quantas vezes por semana você aplica máscara ou massagem? Toda vez que lava? Uma vez por semana? Uma vez a cada 15 dias?

 

O cronograma deve ser ajustado de acordo com a frequência com a qual você cuida de seu cabelo. Eu, por exemplo, lavo os cabelos duas vezes na semana, mas aplico hidratação somente uma vez (sábado ou domingo). Meu cronograma será ajustado de acordo com a quantidade de hidratação que faço: 1 vez por semana.

 

2. Qual a diferença entre nutrição, reconstrução e hidratação??

 

Explicarei! Sabe quando estamos doentes e tomamos soro, por causa da desidratação? Soro é liquido, ok?

 

A hidratação capilar serve justamente para repor a umidade do cabelo ressecado, sem forma.  Hidratando as madeixas, elas receberão a quantidade de água necessária para manter a aparência de vitalidade.

 

A nutrição, por sua vez, corresponde ao alimento dos cabelos. Cabelos desnutridos, sem massa, perdem a forma rápido e ficam quebradiços. A máscara de nutrição ajuda a doar aos cachos os nutrientes (com o perdão da redundância) de que eles precisam.

 

Já deu para deduzir o que é a reconstrução? Menina esperta!
A reconstrução é mais indicada para aqueles cabelos beeem fracos, principalmente para os que estão passando ou passaram por químicas de transformação, ou processos como chapinha e escova. Sabe aquele cabelo quebrado e com corte químico? Reconstrução é ótimo para ele, porque ajuda a reestabelecer a estrutura capilar.

 

3. Como começar?

 

Agora que você entendeu um pouquinho mais sobre os três tipos de tratamento e uma vez definida a sua rotina capilar, vamos à dica de como montar seu cronograma.

É importante destacar que, caso o cabelo esteja necessitando de um tratamento diferente do estabelecido na rotina, não teime com ele. Se ele está desidratado, por exemplo, e é semana de reconstrução, a queratina poderá prejudicá-lo.

 

Então vamos começar.

 

Para quem nunca fez um cronograma capilar, recomendo começar pela hidratação. É o tratamento mais seguro, principalmente se você não sabe qual a atual necessidade dos seus fios. A hidratação recupera a umidade dos cabelos e acrescenta brilho e forma aos cachos.

 

Durante a semana de hidratação, é muito bom usar produtos próprios para isso. Shampoo, condicionador e máscara hidratante, combinados em prol da umectação dos fios. Uma boa dica para os cachos sãos os produtos da linha Seda Cachos comportados.

seda_cachos_comportados

 

Em relação às máscaras, a Novex Broto de bambú e Belleza Pura são ótimas (a Belleza pura também serve para reconstrução).

rdm (1)

 

Hidratações com sementes e manteigas, como manteiga de karité e de abacate, hidratação de ostra e algas também são super recomendadas!

 

Pronto! Cuidou dos cabelos com hidratação?

 

Continue sua rotina normalmente até a próxima aplicação de máscara, que será a nutritiva.

 

Acontece que, após hidratados, os cachos precisam ser alimentados antes de encarar uma reconstrução, que, por envolver uso de queratina líquida, é bastante pesada.

 

Utilize produtos que informam a presença de nutrientes, como hair foods e outros. Produtos com óleos são a jogada de mestre. Mais uma dica quente: se não puder gastar grana, comprando, para cada semana, um kit de produto diferente, complemente o creme de hidratação (o mesmo usado acima) com óleo de coco, azeite extra virgem, óleo mineral… enfim! A ideia é nutrir os cachos, e os óleos fazem isso muito bem.

 

Para esta fase, recomendo Dove Óleo Reparação que, apesar do nome, é muito bom para nutrição, por causa dos óleos, Super óleo 8 da Garnier, misturado no creme de massagem, Óleo extraordinário da Elseve, máscaras de hidratação com óleo de argan, óleo de coco e nutrientes.

f06f9b48ec9a11e2a1bd22000a9f1361_7

Os cabelos ficam um pouco pesados após a nutrição, é normal, por causa da carga extra de nutrientes que eles ganharão. Vamos combinar? Como você se sente depois de comer um pratão de feijoada? (huuuummm)…

 

E, finalmente, a reconstrução. Esse processo exige um cuidado extra. Não é recomendado que se faça com muita frequência, pois envolve o uso de queratina, e ela deixa os cabelos ásperos e opacos.

7896000706836 (5)

O ideal é que a reconstrução seja feita uma vez ao mês. Não se iluda. A reconstrução, não vai deixar os cabelos brilhantes, hidratados e sedosos. É um processo de reestruturação da fibra capilar, deixa o cabelo endurecido, por causa da alta dose de reparação. Se preferir, no dia seguinte após a reconstrução, lave os cabelos com shampoo e condicionador hidratante que eles voltam ao normal.

 

Para a reconstrução utilize queratina líquida, máscaras reconstrutoras e reparadoras. A linha Seda Keraforce é ideal para isso, em especial a para cabelos quimicamente tratados. Leia com atenção o uso da queratina. Na dúvida, dê preferência à simples utilização da máscara.

 

Depois da reconstrução, o que acontece?? Volta para a hidratação, sim, pois, como a reconstrução é pesada, os cabelos vão precisar repor a umidade perdida e recuperar o brilho e a forma.

 

Gostaram das dicas?

Para facilitar vou montar um quadrinho sugestivo para vocês se inspirarem e manter a beleza e saúde das madeixas em dia!

Cronograma-cacheado

 

Fico por aqui, mas não deixem de ver as outras seções do Presença, que está recheado de coisa boa!!

 

Beijos cacheados!!!

cacheadas1

14 Comments
  • Matheus Mousse

    Responder

    Andreia, tudo bom? Parabéns pelo conteúdo. Gostaria que você passasse no meu blog e opina-se sobre o post que eu fiz do cronograma capilar dos produtos da minha empresa. Acesse: http://sphaircosmeticos.com.br/blog/dicas/cronograma-capilar-da-sp-hair/943

  • greiciane

    Responder

    O creme para fazer as misturas com o óleo e a queratina, podem ser os mesmos que fazemos a hidratação?

    • Maiara Fernandes

      Pode sim, Greiciane!

  • Bruna

    Responder

    Super amei*-*

    • Maiara Fernandes

      Agora é só por em prática. 🙂

  • Lineia Melo

    Responder

    Olá, estou em fase de transição , quero fazer o cronograma, mas fiquei com dúvidas qdo fui comprar as máscaras, que na maioria, vem escrito hidratação, reconstrução e nutrição, td junto , assim serve?

  • maria aparecida

    Responder

    Quanto tempo deve ser cada procedimento?

    • Maiara Fernandes

      Cida, o cronograma não há um tempo indicado. Algumas pessoas usam até perceber que os fios estão mais saudáveis e outras seguem á risca, simplesmente não vivem sem… você escolhe a hora de parar. Cada cabelo reage no seu tempo. Bjs

  • daiani

    Responder

    Ola boa tarde. Qual uma sequência simples para restauração capilar? Sem que precise muotos produtos.

    • Maiara Fernandes

      Daiani, você pode investir nas hidratações caseira, aqui no site tem várias dicas. O ideal é saber a necessidade do seu cabelo e investir no tratamento certo. A sequencia mais indicada pra quem está com o cabelo muito danificado é mesmo o cronograma, mas ao longo do tratamento você vai percebendo o que seu cabelo mais gosta e o que ele precisa, aí fica bem mais fácil. Beijos

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.