Lábios rachados e ressecados? Livre-se deste incômodo

5809 Views 0 Comment

A estação muda e com ela vem a mudança de temperatura, a gente sente na pele, né? Principalmente no rosto que é a parte mais exposta do corpo, os lábios então… Tem coisa mais incômoda que o lábio rachado? Entre os vilões deste mal, que dói pra caramba, estão o ar condicionado, o sol, o frio ,o vento , que atingem em cheio o rosto, principalmente quando as temperaturas estão mais baixas. A obstrução nasal ( normal quando o tempo esfria), que nos obriga a respirar  pela boca também causa o ressecamento labial.

 

labios_rachados[1]

 

É instintivo, quando estamos nesta situação, passar a língua pela boca frequentemente, dá até um certo alívio imediato. Mas não se engane, o gesto também piora o ressecamento, a saliva possui um pH ácido, pois algumas enzimas presentes na saliva podem favorecer o aparecimento de uma inflamação local. Então, nada de passar a língua nos lábios.

Alguns batons ou gloss com corantes como eosina e fluoresceína, fragrâncias sintéticas e parabenos (temos que dar uma olhada no rótulo), podem provocar ardência, rachaduras e os lábios mais ásperos com aquele aspecto craquelado, e vamos combinar que batom escuro nem pensar, não fica uniforme e ainda chama atenção para o ressecamento.

O problema já está instalado então vamos aprender a cuidar:

O primeiro passo é hidratar de dentro para fora, ingerindo, no mínimo, dois litros de água por dia. Quando sentimos sede instintivamente passamos a língua nos lábios, já sabemos que o gesto é prejudicial.

Outro cuidado importante é caprichar nos hidratantes labiais, brilhos labiais também ajudam (olha que notícia boa, mas temos que ficar de olho na composição). O brilho forma uma película protetora nos lábios, impedindo a perda rápida de água.

 

cuidados-labios-boca

 

O segredo é usar produtos que contenham em sua fórmula alguns destes ativos: vitamina E e A, dexpantenol, ceramidas, bisabolol, manteiga de karité, manteiga de cacau (este é bem conhecido, inclusive existe bastões).

 

lip

 

Produtos que contenham ácido hialurônico, silicones e cera de abelhas também são indicados. Não existe moderação para aplicar, o ideal é usar várias vezes ao longo do dia, já que ao comer, escovar dos dentes, beber e falar removemos naturalmente os produtos dos lábios.

 

Receitas caseiras

Caso sinta ardência nos lábios, a sugestão é fazer uma compressa com chá de camomila gelado por dez minutos. Você pode também fazer uma mistura homogênea usando amido de milho água mineral ou filtrada, aplicar nos lábios e deixar agir por 10 a 15 minutos. Esta mistura hidrata, amacia e acalma a região, ajuda também a remover delicadamente as peles que estão se soltando.

Faça uma máscara noturna altamente reparadora usando uma pomada hidratante com vitamina B5 e adicione uma gota de óleo de amêndoas. É só massagear bem essa mistura nos lábio antes de dormir e deixar agir durante a noite toda.

O pepino, indicado para olheiras e acalmar a pele também é eficaz para hidratar os lábios. Basta esfregar uma fatia nos lábios.

 

timthumb

 

O óleo de coco é um remédio natural maravilhoso. Basta aplicar uma pequena quantidade de óleo nos lábios quantas vezes sentir necessidade, principalmente quando o tempo estiver frio e seco.

Ta esperando o que pra cuidar dos lábios e deixa-los perfeitos?

Beijos e até a próxima!

mai_assinatura

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.