Linhaça, o gel que revigora os cachos!

3782 Views 4 Comments

Sabe aquele dia que você acorda com preguiça de arrumar as madeixas cacheadas/crespas?  Eu não! (Rsrsr). Isto é só pra quem não conhece o gel de linhaça. Isto mesmo, gel de linhaça, aquela sementinha famosa pelos seus benefícios a saúde.

O gel, que é feito em casa, modela os cachos, dá brilho, maciez , hidrata, tira os frizz e não contém álcool como a maioria dos industrializados. É ótimo para quem está no day after (glossário : Day after, é o dia seguinte, termo muito comum entre as cacheadas/crespas. É nada mais nada menos que reanimar os cachos amassados  pela noite de sono.) e não quer molhar o cabelo para reativar os cachos. Serve também como leave-in.

A linhaça é fonte de vitamina E (antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento precoce).  A dourada é rica também em ômega 3, 6 e 9.  A marrom possui somente o ômega 3. Mas, para a nossa receita qualquer uma serve.

Vamos à receita:

1 colher de sopa de linhaça

200 ml de água (um copo de requeijão)

Peneira

1 panela pequena

passo1

 

Numa panela, coloque a água e a linhaça e leve ao fogo.

passo2

 

Desligue o fogo após a mistura ferver por três minutos e criar uma espuma branca no centro da panela.

passo3

 

Coe ainda quente, pois se deixar esfriar a mistura fica homogênea e será impossível peneirar. O gel ficará numa consistência de clara de ovo.

passo4

 

passo5

 

Conservação

O ideal é que depois de pronto a gente coloque num recipiente de vidro com tampa e conserve na geladeira por uma semana, no máximo. Depois disso ele perde as propriedades e o cheiro também não fica legal.

Dúvidas

Ah, muitas vão se perguntar: “Posso usar a linhaça triturada?” Não!  Com a triturada não funciona, não tem como coar e o cabelo ficaria cheio de farelo de linhaça. Eu prefiro a semente dourada que além de ter mais propriedades não deixa cheiro, confesso que nunca utilizei a marrom. Quem quiser, pode acrescentar umas gotinhas do seu óleo preferido, assim que desligar o fogo. Lembre-se de utilizar  sempre o óleo é vegetal. (já já rola um post sobre óleos vegetais aqui!)

Algumas pessoas preferem fazer a frio. Aí é preciso um pouco mais de paciência. Você pode utilizar as mesmas medidas. Coloca a semente da linhaça de molho na água por cinco horas (ela solta o gel) depois é só coar, o efeito é o mesmo.

 

Como usar

Aconselho utiliza-lo depois de aplicar o creme de pentear de sua preferência, pois ele ajuda a fixar o penteado e potencializa os cachos. Mas, você pode experimentar e usar da forma que seu cabelo mais goste.

 

To curiosa pra saber o resultado no seu cabelo. Não esquece de usar e contar pra gente, viu?

 

Beijos.

4 Comments
  • LINDA

    Responder

    Eu não consigo coar!

    • Maiara Fernandes

      Linda, você tem que usar a semente de linhaça e não farelo. A mistura deve ser coada ainda quente, enquanto está aquoso porque ele vira gel rapidamente. Bjs

  • zaiane

    Responder

    vou fazer adorei fácil,pratico e barato.

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.