Makota Valdina lança livro em Salvador

1213 Views 0 Comment

“Meu caminhar, meu viver” é o nome do livro escrito por Makota Valdina de Oliveira Pinto, que será lançado amanhã, 26 de novembro, marcado para as 18 horas no Forte da Capoeira, no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador.

O lançamento, integra a programação do mês da Consciência Negra, quando se celebra o Novembro Negro, e contará com o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi) e da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). Estão confirmadas a presença do governador Jaques Wagner, além de personalidades das religiões de matriz africana. O evento é aberto ao público.

Aos 70 anos, Valdina Pinto, ocupa o cargo religioso de Makota do Terreiro de Candomblé Angola Tanuri Junsara, no Engenho Velho da Federação, bairro onde nasceu e desenvolveu importantes ações educacionais. No livro, ela conta sua história, desde a infância vivida no bairro até os dias de hoje. Makota é reconhecida pela constante luta pelos direitos das mulheres, contra o racismo e a intolerância religiosa, pela igualdade de direitos e por uma sociedade sem preconceitos.

Além de religiosa e ativista política, Valdina Pinto é professora aposentada da rede pública municipal, educadora e membro do Conselho de Cultura da Bahia. Durante os mais de cinquenta anos de ensinamentos e atividades em prol da preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro, Makota Valdina recebeu diversas condecorações como o Troféu Clementina de Jesus (UNEGRO), Troféu Ujaama, Medalha Maria Quitéria e Mestra Popular do Saber.

 

Link: http://www.igualdaderacial.ba.gov.br/2013/11/meu-caminhar-meu-viver-livro-da-makota-valdinasera-lancado-dia-26-de-novembro/

dea_assinatura

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.