Fotografia – A importância do profissional mesmo em tempos de selfies

1515 Views 0 Comment

Olá meninas!

Como muitas de vocês, eu amo fazer selfies, tirar fotos e depois do nosso blog ainda fiquei mais entusiasmada com esse universo fotográfico. Confesso que sou uma amadora no assunto e por isso hiper valorizo os profissionais do ramo da fotografia. Uma vez por ano a equipe do Presença Cacheada se reúne para um ensaio fotográfico. É um dia especial, sempre é muito descontraído, um dia de modelo (rsrsr).
ensaio
Este ano (2016) o fotografo parceiro foi Júnior Assis, escolhemos como cenário um lugar lindo aqui de Salvador, Humaitá, o dia estava chuvoso mas graça as técnicas e a experiência dos profissionais envolvidos (Júnior Assis e Reinaldo Biko) deu tudo certo!

j20

A equipe do Presença Cacheada (Andréia Salles, Maiara Fernandes e Andressa Oliveira)

Em 2015, o nosso primeiro ensaio fotográfico, contou com  excelente (e paciente rsrss) fotografo Fabrício Assis. Foi a nossa primeira experiência como modelos. rs
f1
Os ensaios ficaram lindos, o que nos faz pensar na importância do profissional. Lembro da minha primeira aula de fotografia no curso de jornalismo, tive uma professora maravilhosa que me ensinou que cada foto tem sua aura, e sempre dizia que as câmeras digitais tiravam a aura de cada foto porque ela tinha a opção de deletar. Quando ela falou isso fiquei meio intrigada e cheguei a discordar. Naquele período por volta de 2004 não tínhamos tanto acesso a câmera digital, os celulares começaram a ser produzidos com uma câmara de baixa qualidade (VGA) e mesmo assim já era um sucesso. As redes sociais começaram a surgir e isso alavancou uma era das tecnologias digitais.

A tecnologia digital acarretou em grandes mudanças para a fotografia; a popularização desta tecnologia democratizou a atividade, permitindo a um grande número de pessoas o acesso à produção fotográfica e possibilitando a estas o registro de momentos, pessoas e o que mais queiram fotografar. No entanto, equipamentos automáticos, registrando fotografias pixelizadas em formato digital trouxeram como consequência a perda da qualidade para as imagens. E o fato de a fotografia digital não agregar valor com a compra e revelação de filmes, não possuir um “original” e não exigir que as imagens sejam impressas fazem com que seja produzidas um número muito grande de fotografias, muitas das quais não possuem qualidade ou técnica, o que pode por vezes banalizar a atividade.

Numa época em que todo mundo se acha fotografo, será que ainda tem espaço para o profissional de fotografia? O que será que eles têm feito para se destacar diante o cenário?

Fui atrás do nosso parceiro e fotografo Júnior Assis pra saber como anda os trabalhos e o que ele faz para lidar com essa nossa fase “selfista” (rsrsrsr)

“Vejo essas pessoas como curiosos e em todos os mercados tem concorrências no entanto o profissional de fotografia tem um mercado amplo para atuação, basta focar na sua qualificação profissional que dessa forma ele ganha destaque. E em relação a tecnologia… ela  facilita bastante no processo fotográfico mas mesmo assim ainda existe pessoas que valorizam o impresso. Para mim a fotografia é uma arte e para toda arte existe uma técnica.” Júnior Assis
 
j1
Júnior Assis
 Apesar de tirar as nossas fotografias, nada se compara ao profissionalismo de quem leva a profissão a sério e domina a técnica. Eu concordo com a minha professora, cada foto tem a sua aura. Que dá pra captar mesmo em fotos digitalizadas, o que é o caso do nosso ensaio. Jùnior Assis, com a sua sensibilidade artística conseguiu transmitir o nosso estado de espírito aquele dia do ensaio através destas fotos:

j23

Eu (Andréia Salles) rsrsrs

j24

Maiara Fernandes (editora)

j12

Andressa Oliveira (editora-mirim) 

j8

j22

Nas extremidades (Júnior Assis e Reinaldo Biko)

Fica aqui a nossa gratidão e valorização ao profissional de fotografia. Muito obrigada meninos!

Perfil de Júnior Assis

Júnior Assis tem 35 anos, é fotógrafo profissional e o seu principal objetivo é eternizar momentos especiais na vida das pessoas. Books individuais (masculino e feminino), casais, gestantes, famílias, eventos… onde tiver movimento, ele está clicando! rsrssr

Contatos:
Facebook: Junior Assis
Telefone: 71 99179-8491

 

 

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.