Ciclo de vida dos nossos fios

2858 Views 2 Comments

Cacheadas, você sabia que assim como nossa vida os cabelos também têm um ciclo de vida? É isso mesmo! Apesar de cada pessoa ter um tipo de cabelo, seja homem ou mulher, independente da raça ou idade, os fios de todos passam por um ciclo parecido e é dividido em três fases:

fase do cabelo

 

  • Anágena: fase de crescimento, que dura em média quatro anos. Conforme a pré-disposição genética, para algumas pessoas ela chega a persistir até oito anos. Para outras, apenas dois – essas nunca consegue deixar os cabelos compridos.

 

  • Catágena: dura cerca de duas semanas. É o período curto em que as madeixas estão sob repouso.

 

  • Telógena: é quando o cabelo cai. São cerca de 20%, por isso os especialistas dizem que é normal cair cerca de 100 fios por dia. Mas isso depende da quantidade de cabelo de cada um. No ser humano, cada fio de cabelo está em uma fase independente. Se não, assim como algumas espécies de animais, nós ficaríamos carecas no período de queda! O problema disso é que temos de conviver com os fios de todos os comprimentos. Os mais curtos insistem em despontar e causar o temido frizz – nos cacheados ele pode ser mais exacerbado por conta da fragilidade do fio, afinal, se eles quebram próximo demais à raiz, você terá fios novos e outros quebrados para domar!

fios2

 

Nas diferentes raças humanas existem variações quanto à ondulação, cor e espessura do fio. As características quanto as estruturas moleculares e o ciclo de vida dos cabelos, no entanto, são iguais para todos os povos e, de fato, todas as pessoas vão perder cabelos, algumas mais; outras menos. O ideal é que cuidemos dos nossos fios independente de que fase ele esteja passando, e em caso de dúvidas é sempre bom entrar em contato com um especialista.

dea_assinatura

2 Comments
  • Gabriela

    Responder

    Oi, boa noite. Há anos tenho, bem no centro da cabeça, na parte de trás, uns fiozinhos beeeeeeeem frisados, geralmente mais grossos que o resto do cabelo, e que quebram com a maior facilidade. Já fiz de tudo, mas eles não somem! Eles têm uma textura que não é macia e sua aparência também não é agradável. O que pode estar causando isso? Meu cabelo é ondulado, quase cacheado, mas a raiz dele é lisa, por isso me sinto tão incomodada. Pode ter relação com usá-lo muito tempo preso?

    • Andréia Salles

      Não acho que tenha relação com penteados, acho que o seu cabelo é um cabelo com fios mistos. É mais comum do que você imagina, eu mesmo tenho a parte da frente mais molinha que a parte de traz do cabelo que por sinal é bastante crespa(rsrsrsr). Hidrate bastante que ajuda a melhorar essa aparência. bjos

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.