Como limpar os pincéis de maquiagem

2421 Views 0 Comment

Qual mulher não tem pelo menos um pincel para aplicar maquiagem? Seja para aplicar sombra, base, corretivo… Não tem jeito, o uso frequente dos pincéis faz com que eles acumulem resíduos de maquiagem. Além disso, os pincéis podem ser contaminados por bactérias que podem causar acne, gripe, furúnculo, micoses e até herpes labial. Essas bactérias podem sobreviver por dias no pincel de maquiagem e até se multiplicarem.

E para evitar contaminações por bactérias, alergias e garantir a durabilidade dos pincéis, é indispensável fazer uma higienização a cada 15 dias. A limpeza é bem simples, não tem segredos. Para quem não tem aqueles produtos específicos,  existe uma forma prática, barata e eficaz de higienizar seus pincéis.

A lavagem

Para que as cerdas fiquem realmente limpas, basta usar algumas gotinhas de xampu neutro ou infantil. Lave os pincéis separadamente, molhe o pincel, aplique o xampu e faça movimentos leves na palma da sua mão. Se preferir, você pode usar sabonete bactericida (pode ser aquele que você usa para lavar o rosto). Se não tiver líquido pode usar em barra, mas tome bastante cuidado para não desalinhar os fios ou até mesmo descabelar o pincel.  Nesse caso, coloque o sabonete sobre uma luva de borracha e esfregue de leve o pincel. Tenha cuidado para não molhar o cabo e evite que a água escorra por ele. A posição ideal é colocar as cerdas para baixo.

Depois, enxague bem e aperte as cerdas levemente com uma toalha de papel para remover o excesso de água. E deixe secar por uma noite.

Atenção:  Os pincéis devem ser lavados em um fino fio de água corrente. A ideia é que não ocorra acidentes com águas escorrendo para todos os lados, molhando o cabo, ou que um jato muito forte possa ‘descabelar’ o pincel, afinal, eles são delicados.

A secagem

Seja sintético ou natural, na hora de secar, não queira acelerar o processo com o calor do secador ou qualquer outro tipo, pois pode estragar o pincel.  A ideia é que seja ao natural. Coloque para escorrer e secar sobre toalhas, coloque o pincel deitado, numa superfície plana durante algumas horas, tomando cuidado para a água escorrer para os pelos e nunca para o cabo. Lembre-se que a lavagem dos pincéis, além de prolongar a durabilidades dos seus pincéis,  removem os resíduos de maquiagem que ficam acumulados ao longo do tempo, estes resíduos pode causar alergias e até a contaminação da pele por bactérias e fungos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.