Conheça seu cabelo cacheado de perto

5714 Views 0 Comment

Hoje vamos falar da diferença entre os fios cacheados e os lisos, conhecer a estrutura, a composição… assim fica muito mais fácil tratarmos dos nosso cachos. Embora tenha praticamente a mesma estrutura, o cabelo cacheado, crespo, ondulado ou enrolado é, sim senhora, bem diferente do liso. É também um fio queratinizado, ou seja, formado pela proteína queratina (velha conhecida dos produtos capilares), mas possui particularidades.

shutterstock_146387768

Tanto os lisos quanto os enrolados são formados por três partes: cutícula, córtex e medula. Conheça cada detalhe para deixar o seu cabelo cada dia mais lindo.

fio 2

 

 

  • Cutícula

É a camada mais externa da fibra capilar, responsável pela proteção da sua estrutura. Ela é transparente, por isso conseguimos enxergar a cor do fio. É o escudo contra agressões do dia a dia, como os deliciosos banhos de sol do verão e o vento que embaraça as mechas soltas para o mundo. O constante pentear, prender, secar, esticar e modelar, bem como as transformações químicas (cor e relaxamento, por exemplo) também podem abalar as películas que são parcialmente sobrepostas, compondo a cutícula. Estas películas, também conhecidas como escama, dos encaracolados são mais abertas do que as dos lisos, devido às curvas dos fios, que são determinadas pelo córtex.

 

  • Córtex

É nesta região intermediária que acontecem as transformações de cor ou forma do cabelo, o córtex é o coração do fio e é ele quem decide se você será lisa ou crespa. É também quem determina o grau de resistência, elasticidade e a cor. Parece mágica, pois nessa área existem ligações químicas entre as proteínas que formam o cabelo. E são estas ligações que determinam o formato do fio. Quanto mais pontes dissulfeto (ligações de enxofre), mais crespos eles serão! Alisamentos e relaxamentos agem diretamente nessas ligações – por meio de ativos químicos-, anulando-as, para conferir o efeito liso temporário. Cabelo crespo significa cabelo com proteínas ricas na substância enxofre. Química pura!!

  • Medula

A medula é a parte central do fio de cabelo, a mais interna. Especialistas garantem que alguns fios não a possuem (sejam eles lisos ou enrolados), o que não altera a sua estrutura. Geralmente, esta região é preenchida por queratina esponjosa. Estudos recentes descobriram que há diferença na distribuição dessa queratina, o que pode ser outra explicação para os diferentes formatos de cabelo, além das ligações de enxofre. Segundo os especialistas, cabelos anelados podem ter queratina acumulada nas curvas, enquanto os lisos contam com células de queratina distribuídas igualmente ao longo da medula.

 

Composição Química dos cabelos:

Carbono – 45%

Hidrogênio – 7%

Oxigênio – 28%

Nitrogênio – 15%

Enxofre – 5%

 

Fonte: “Orgulho dos Cachos – O seu guia prático” livro lançado por L’Oréal Paris.

 

dea_assinatura

 

0 Comments

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.